Uma figura importante da equipe feminina britânica de Rugby 7 se retirou dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em meio a uma polêmica por racismo, depois que uma antiga imagem dela com o rosto pintado de preto ao lado de uma piada considerada racista veio à tona.
ANÚNCIO
A Associação Olímpica Britânica (BOA) anunciou agora que está a investigar a situação que envolve a estrela britânica do rugby 7 feminino, Amy Wilson-Hardy, no centro, após a divulgação desta imagem durante os Jogos Olímpicos.
Por que a estrela do rugby 7 britânico foi retirada dos Jogos de Paris 2024?
Num comunicado, a equipe britânica informou que a jogadora "se tinha retirado por motivos médicos". No entanto, após virem à tona essas imagens de uma captura de tela de uma conversa no WhatsApp que supostamente envolve a atacante da equipe da Grã-Bretanha, os funcionários agora estão investigando a situação.
Na imagem, vemos uma foto da mulher de 32 anos, que parece estar usando uma máscara facial escura. Um comentário dizia "cara de chocolate genuíno", o que provocou a resposta: "Pensei que teria mais chances com os negros". A imagem foi publicada no Instagram com o título: 'Um pouco de racismo de cara negra por parte de @amywilsonhardy, do @teamgb Rugby 7, até brincando que teria mais chances com os negros'.
A publicação rapidamente causou burburinho nas redes sociais e a BOA emitiu um breve comunicado garantindo que está ciente da situação e que, uma vez avaliado o ocorrido, tomará as medidas apropriadas. "Estamos investigando profundamente este incidente e não faremos mais comentários até que as investigações sejam concluídas", afirmaram.
Por sua vez, a capitã da equipe, Emma Uren, declarou que as jogadoras desconheciam as acusações e estavam fazendo o possível para se concentrarem no esporte. “Não nos falaram muito sobre isso porque sabemos que precisamos nos concentrar no jogo e no torneio”, afirmou Uren. “É bastante surpreendente quando algo assim surge no meio de uma competição olímpica”, admitiu.
Amy Wilson-Hardy teve uma carreira de destaque, fazendo sua estreia com a Inglaterra em 2013 e fazendo parte da equipe que conquistou a medalha de bronze nos Jogos da Commonwealth de 2018.