Notícias

Arqueólogos israelenses encontram um tecido estranho que os sacerdotes usavam há 3.800 anos

O estranho tecido era considerado de alto valor. Alguns textos bíblicos o mencionam

O estranho tecido era considerado de alto valor. Alguns textos bíblicos o mencionam AP / Martin Mejía (Martin Mejia/AP)

Um estranho tecido de grande valor científico (e monetário para a sua época) foi encontrado nas profundezas das cavernas do deserto da Judeia. O pedaço de tecido é a evidência mais antiga já encontrada de um têxtil pintado com insetos de escamas, que na Bíblia é conhecido como Tola’at Hashani ou Vermelho Escarlate.

ANÚNCIO

A equipa científica responsável por estas descobertas faz parte da Autoridade de Antiguidades de Israel, da Universidade Bar-Ilan e da Universidade Hebraica de Jerusalém. Segundo os especialistas que analisaram a descoberta, tem uma existência de cerca de 3.800 anos e era muito valorizado pela raridade de sua cor, o que fazia com que tivesse um alto custo.

De acordo com os registros históricos do local, esses tecidos eram impregnados nos tecidos do Tabernáculo e nas vestimentas dos sacerdotes daquela época. Dizia-se que aqueles que os usavam tinham um status superior ao restante das pessoas, a ponto de serem considerados como sagrados.

Tejido escarlata
Tola’at Hashani

Os especialistas realizaram análises usando Cromatografia Líquida de Alta Resolução (HPLC), na qual descobriram que esse tom avermelhado vinha de uma cor dada por insetos de escamas duplas de carvalho.

“A Dra. Naama Sukeni, que liderou a pesquisa na Autoridade de Antiguidades de Israel, explicou o meticuloso processo envolvido na coleta desses insetos. A coleta só era possível brevemente a cada ano, quando o conteúdo de tintura atingia seu pico, destacando a natureza trabalhosa da produção de tintas antigas”, relatou o portal The Jerusalem Post.

Tudo isso foi descoberto graças a este pedaço de tecido, que mede apenas dois centímetros, e que provavelmente foi usado para comercialização na sua época.

Os cientistas da Autoridade de Antiguidades de Israel, da Universidade Bar-Ilan e da Universidade Hebraica de Jerusalém chegaram à conclusão de que esta é uma das descobertas mais importantes da história dos têxteis com cores naturais na história da humanidade.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias