Enviar uma mensagem através do WhatsApp sem estar acompanhado de um emoji é algo quase impossível nos dias de hoje. Eles conseguiram se enraizar em nossa forma de comunicação.
ANÚNCIO
No entanto, apesar de esses pictogramas serem usados em todo o mundo, podem levar a mal-entendidos e confusões nas conversas porque seu significado não é internacional.
Além disso, embora todos possamos entender o que um coração vermelho ou um rosto sorridente representam, existem emojis que causam mais confusão sobre as emoções que representam.
Por exemplo, como interpreto uma mensagem que termina com um emoji de rosto sorridente de cabeça para baixo? O que significa quando me enviam um emoji de unhas sendo pintadas ou uma suposta nuvem em movimento?
Os três são emojis que os usuários consideram os mais confusos. Foi o que a Preply descobriu após realizar uma pesquisa com mais de dois mil usuários entre 18 e 76 anos nos EUA.
O que significam os emojis mais confusos no WhatsApp?
No entanto, há muitos mais que se enquadram nessa categoria de ininteligíveis. Por isso, contamos quais são 9 deles e seus significados, de acordo com a pesquisa, conforme relatado pelo El Correo.
Rosto desesperado
O emoji expressa diferentes níveis de frustração, angústia ou impotência.
ANÚNCIO

Pontilhado
O emoji simboliza alguém que está escondido ou invisível.

Rosto com muco
O emoji é oficialmente chamado de rosto com sono e representa cansaço, mas pode ser usado para expressar tristeza, desgosto e doença.

Dinheiro alado
É usado para transmitir a ideia de riqueza e sucesso, mas originalmente representava a perda de dinheiro ou sua transferência.

Unhas sendo pintadas
O emoji significa indiferença em relação a algo ou alguém. No entanto, de acordo com o estudo da Preply, é o emoji mais confuso de todos. Na pesquisa, quatro em cada dez disseram acreditar que significa “com classe” e um quarto dos participantes considera que transmite “autocuidado”.

Mulher inclinando a mão
A mulher inclinando a mão é uma das mais estranhas. Seu nome oficial é atendente de balcão de informações e é usada para expressar sarcasmo ou descaramento.

Fumaça voando
Embora alguns confundam com uma nuvem, na realidade é uma espécie de bomba de fumaça e figura quando alguém foge de uma pessoa ou situação.

Cara assustada
O emoji de rosto assustado representa medo, mas também pode ser usado para expressar surpresa, choque ou ficar paralisado.

Cara ao contrário
O clássico é usado para expressar ironia ou sarcasmo ou diante de uma piada.

A importância de conhecer o significado dos emojis...
Conhecer o significado dos emojis é importante para usá-los corretamente e nos comunicarmos com eficácia. E é que, embora pareça ridículo dar importância ao assunto, pode prejudicar uma mensagem.
De acordo com o estudo da Preply, oito em cada dez pessoas reconhecem que receberam emojis que não conseguem interpretar ou enviaram algum que o destinatário foi incapaz de entender.
“A comunicação e tudo o que ela implica é complexo e se pensarmos na parte emocional, ainda mais”, explicou Silvia Martínez, professora de Ciências da Informação e da Comunicação da Universitat Oberta de Catalunya, ao El Correo.
"Não devemos esquecer que, no final das contas, a escolha que fazemos é uma representação, uma imagem, e, portanto, também tem certas conotações, podendo até conferir superficialidade a uma mensagem que não o é", destacou.
O site Emojipedia, que se dedica a recopilar emojis e fornecer informações a seu respeito, pode ser uma ótima ferramenta para evitar erros, mas especialistas acreditam que não há um uso "correto".
"Não há regras. No final, como os usamos é o que determina o significado", afirmou o professor da Universidade Internacional de La Rioja, Pavel Sidorenko, ao meio de comunicação mencionado anteriormente.
No entanto, de acordo com Martinez, o importante é que "emissor e receptor compartilhem determinados códigos para que seja eficaz usá-los". Portanto, seu uso implica "confiança e cumplicidade".
“Essas pequenas imagens digitais destinam-se a representar uma ideia, um estado de espírito ou uma emoção”, acrescentou Sylvia Johnson, especialista em linguagem da Preply ao jornal já citado.
No entanto, “podem ser interpretados de maneiras diferentes dependendo dos contextos culturais, da personalidade de cada um e da geração à qual pertencemos”, concluiu.