No último sábado, Óscar Márquez Jiménez, de 16 anos de idade, foi junto aos seus companheiros soldados até a base naval de Puerto Villarroel, em Cochabamba na Bolívia, onde as temperaturas ultrapassaram os 30º C.
“No sábado, 11 de novembro, deixei meu filho entrar no ônibus dos soldados”, relatou a mãe de Óscar.
Nesse dia, o adolescente cumpriu as instruções militares e à tarde realizou atividades físicas sob Sol quente o que o levou ao cansaço extremo. Porém, o jovem acabou sendo castigado por um capitão, revelou a família.
“Em seu cansaço, meu filho fez cara feia ao instrutor e ele, com raiva, o castigou com mais exercícios. Foram mais de 200 flexões”, relatou a mãe do jovem boliviano.
Segundo contaram os soldados, o capitão ficou ao lado de Óscar e o pressionou para concluir os exercícios piorando o mal estar que sentia.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/2LKENFH3WJGBROI5HYVTZNOIMQ.jpg)
“A partir disso, meu filho nunca mais abriu s olhos, nunca mais falou comigo. Todos os seus órgãos entraram em choque, segundo os médicos”, contou a mulher.
“Eles me disseram que não foi uma morte natural, mas provocada. Eu já denunciei à polícia para que seja investigado porque como mãe quero saber o que aconteceu. Meu filho entrou vivo e caminhando e saiu sem vida”, disse a mãe em lágrimas.
Segundo o advogado da família, Óscar não foi socorrido no momento que começou a passar mal.
“Tem que ter um responsável. Uma carga excessiva de exercícios em um calor excessivo onde não havia água disponível e foi castigado por passar mal”, questionou o advogado.
O advogado ainda revelou que os militares não entregaram à família informações sobre como o jovem estava fisicamente ao chegar no hospital.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.