Notícias

Mulheres na Islândia estão em greve pela igualdade salarial

A primeira-ministra se une à greve: mulheres de toda a Islândia interrompem o país em um protesto contra desigualdades.

Katrin Jakobsdóttir
Katrin Jakobsdóttir NurPhotov

As mulheres em toda a Islândia uniram-se em uma greve histórica para exigir igualdade salarial e o fim da violência baseada no género. Este movimento deixou um rastro de escolas fechadas, transportes públicos atrasados, hospitais com falta de pessoal e quartos de hotel por limpar, afetando profundamente a rotina do país.

ANÚNCIO

Até a primeira-ministra da Islândia, Katrin Jakobsdóttir, se juntou ao protesto, comprometendo-se a não trabalhar durante o dia em solidariedade à greve das mulheres, que em islandês é chamada de “kvennaverkfal”.

Os sindicatos da Islândia, que são os principais organizadores da greve, instaram mulheres e pessoas não binárias a se recusarem a realizar qualquer trabalho remunerado ou não remunerado, incluindo tarefas domésticas, durante o dia. Cerca de 90% dos trabalhadores islandeses são membros de sindicatos.

A paralisação durou o dia todo, e foi considerada a maior desde o evento original de 1975, quando 90% das mulheres islandesas se recusaram a trabalhar, limpar ou cuidar dos filhos para protestar contra a discriminação de género no país.

Embora a Islândia tenha aprovado uma lei em 1976 garantindo direitos iguais independentemente do género, a desigualdade salarial persiste.

A Islândia, uma nação com cerca de 380 mil habitantes, tem sido classificada pelo Fórum Económico Mundial como o país com a maior igualdade de género do mundo durante 14 anos consecutivos, com base em indicadores como salários, educação e cuidados de saúde.

No entanto, a luta pela igualdade continua, pois ainda persistem disparidades salariais de género, e a violência baseada no género é uma questão prioritária para o governo liderado por Katrin Jakobsdóttir.

ANÚNCIO

+ Notícias

Pesquisa revela que mulheres negras representam a maior parte das vítimas de racismo online

Ela foi condenada por matar um coronel da PM com peso de academia

Mulheres preferem apenas aventuras com homens musculosos, revela pesquisa

Mulher se casa com ela mesma após economizar 20 anos para ter um casamento perfeito

Anitta revela dificuldade em namorar mulheres

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias