Nem todas as amizades estão destinadas a durar para sempre e está tudo bem. Terminar a relação com certos amigos pode doer tanto quanto uma ruptura amorosa. Às vezes, pode haver razões de toxicidade por trás e outras vezes, é simplesmente a vida que os leva a tomar caminhos separados, às vezes, até sem perceber. Claro, quando uma amizade é muito forte, nem a distância nem o tempo são fatores que a separam.
ANÚNCIO
Uma amizade pode terminar por múltiplos fatores, como:
1. Falta de interesses comuns
As pessoas formam amizades sob certas condições, como estudar, trabalhar juntos ou pela mesma amizade entre suas famílias. No entanto, nada disso garante uma relação de longo prazo, já que conforme eles crescem e adquirem diferentes experiências, descobrem que não têm muito em comum.
Às vezes, um ou ambos perdem o interesse em coisas que costumavam compartilhar, afastam-se e não conseguem se reconectar.
Falta de tempo
Não ver e nem falar com regularidade pode testar a amizade. À medida que nos aproximamos da idade adulta, é possível que nos sintamos cada vez mais ocupados e possa ser difícil encontrar um momento para nos reunirmos com certos amigos.
Às vezes, uma pessoa se afasta e se torna impossível se encontrar pessoalmente, as chamadas telefônicas e as mensagens de texto começam a diminuir e é quando, mesmo sem perceber, perdem completamente o contato.
Existem amizades que sobrevivem a este distanciamento e, em algum momento, podem voltar a reunir-se sem problemas, mas há outras para as quais se torna difícil, e até mesmo se sentem desconfortáveis.
Traição
Uma das razões mais dramáticas para o fim de uma amizade é quando um começa a fofocar sobre o outro, não está presente em um evento importante na vida do outro em que é preciso apoio, há mentiras envolvidas ou outras ações tóxicas. Em alguns casos, é possível reparar o dano e recuperar a confiança, mas às vezes eles optam por terminar a relação.
ANÚNCIO
Implicação romântica
Às vezes, uma ou ambas as partes desenvolvem sentimentos românticos e, enquanto alguns podem dar-se a oportunidade, em outros casos torna-se demasiado difícil continuar e preferem separar-se. No entanto, se decidirem envolver-se romanticamente, automaticamente a amizade passa a ser outra coisa.
Sinais de que é melhor terminar uma amizade:
1. Não há uma comunicação aberta. Isso se aplica aos amigos que só ligam quando precisam de algo, mas não mostram interesse quando você pede apoio. Esse comportamento pode se tornar desencorajador e fazer você se sentir como se tivesse uma amizade falsa.
2. São emocionalmente esgotantes. Existem amizades que drenam sua energia física e emocional. Essas pessoas são chamadas de “vampiros energéticos” e podem ser prejudiciais no sentido de que você nunca se sentirá bem com elas.
3. Eles estão sempre competindo com você. É normal que exista certa competição saudável em uma amizade, no entanto, nem tudo deveria ser como um jogo esportivo. Se você sente que seu amigo está constantemente tentando superar você com seus feitos, problemas ou “boas notícias”, isso pode rapidamente cansar e cair em um ciclo tóxico que não será bom para você.
4. Quando você constantemente se pergunta por que mantém essa amizade. Se você estiver refletindo sobre o papel que uma amizade desempenha em sua vida e tiver dificuldade em encontrar um motivo para mantê-la, geralmente é um sinal de que você se sente desconectado dessa pessoa ou obrigado a ceder seu tempo. Se isso o levar a evitar ao máximo sair com essa pessoa ou se sentir miserável quando estão juntos, é melhor deixá-la ir.