Notícias

Por que especialistas alertam sobre o potencial de extinção da humanidade pela Inteligência Artificial?

Será mesmo que podemos vivenciar a extinção da humanidade pela Inteligência Artificial?

extinção da humanidade pela Inteligência Artificial

O ChatGPT, da OpenAI, mudou completamente tudo o que entendíamos sobre Inteligência Artificial. Ele é uma evolução que já é usado por milhões de pessoas ao redor do planeta. Contudo, essa revolução pode ter um custo bem alto para humanidade. Ao menos é o que alertam especialistas que assinaram uma declaração publicada na página do Center for AI Safety, uma ONG de pesquisa e desenvolvimento.

“Mitigar o risco de extinção pela IA deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”, aponta a carta aberta. Segundo a publicação, há uma série de danos com a IA, como com ferramentas para descobrir drogas que podem ser usadas na construção de armas químicas.

Além disso, aponta que a desinformação gerada pela IA pode desestabilizar a sociedade e “minar as tomadas de decisões coletivas”. Outro perigo apontando na declaração é que o poder da IA pode se tornar cada vez mais concentrado em poucas mãos, permitindo que “regimes imponham valores restritos por meio de vigilância generalizada e censura opressiva”;

Recomendados

Apesar das declarações, há especialistas que descordem. Yann LeCunn, que também trabalha na Meta, destacou que esses avisos apocalípticos são “exagerados” e que “a reação mais comum dos pesquisadores de IA a essas profecias de destruição é embaraçosa”.

Elizabeth Renieris, pesquisadora sênior do Instituto de Ética em IA da Universidade Oxford, no Reino Unido, disse à BBC News que se preocupa com os riscos mais próximos.

“Os avanços na IA ampliarão a escala da tomada de decisão automatizada que é tendenciosa, discriminatória, excludente ou injusta. Ao mesmo tempo em que é inescrutável e incontestável”, acredita ela.

Estes avanços “podem impulsionar um aumento exponencial no volume e na disseminação de desinformação, fraturando assim a realidade e corroendo a confiança do público, além de gerar mais desigualdade, principalmente para aqueles que permanecem do lado errado da divisão digital”.

+ Notícias

Jovem morre após contrair uma bactéria no rosto por conta de uma espinha

Mulher passa por cirurgia na Itália para remover tumor no ovário que pesava 45 kg

Já viu de tudo? Mulher é operada para remover ponta de lápis que estava em sua mão há 45 anos

Racismo: Ginecologista diz à paciente que mulheres negras têm cheiro forte nas partes íntimas

· ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM