Notícias

“Agora ela pode descansar”: a história de como uma mãe protegeu os filhos desaparecidos na Amazônia

Além do testemunho do pai dos crianças indígenas resgatadas no Guaviare, outros indígenas afirmam que ela ajudou mesmo após a morte.

Asi fue como Magdalena Mucutuy, madre de Lesly los cuido a ella y a sus heanitos luego de morir
(OPIAC Amazonia/ FFMM de Colombia)

A sabedoria ancestral dos indígenas afirmou que os espíritos da selva cuidaram de Lesly Mucutuy e de seus irmãos durante 40 dias desaparecidos na Amazônia colombiana. Eles também afirmam que sua mãe, Magdalena Mucutuy, que morreu no acidente, os cuidou.

ANÚNCIO

Na verdade, Manuel Miller, pai dos menores, disse que Lesly contou-lhe como conseguiu ver sua mãe viva.

A menina esclarece que a mãe esteve quatro dias viva. Antes de morrer, a mãe disse a eles “vão embora. Procurem seu pai”, expressou.

Por que dizem que o espírito da mãe de Lesly os protegeu a ela e aos seus irmãos para sobreviverem na selva?

Álex Rufino, um índigena ticuna que ensina as crianças sobre a selva e sobre como cuidar dela, falou com o correspondente colombiano Daniel Pardo, na BBC Mundo, sobre as lógicas espirituais da selva e como ela não era uma ameaça para eles.

Na verdade, era o contrário. O fotógrafo e especialista afirmou que eles aprenderam com seus pais como sobreviver.

“Cada árvore, cada planta, cada animal indica onde estamos, o que está disponível e quais são as ameaças. E as crianças sabem interpretar isso”, explicou Rufino, que também afirmou que os animais eram guias para encontrar comida.

"Cada coisa, cada árvore, é um ser que pode ensinar, um elo que pode dar em troca medicina e comida e água. Por exemplo, as árvores têm a função de proteger enquanto você dorme: elas são o grande ancestral, o grande protetor. Elas te dão abrigo, te abraçam", afirma.

ANÚNCIO

Nesse caso, não é descabido falar sobre como o espírito da mãe de Lesly pode ter os ajudado a sobreviver. Rufino fala sobre como os espíritos da selva permitem ou não sair do território. E isso aconteceu com a mãe:

"A mesma mãe, que se tornou um espírito após o acidente, os protegeu. E só agora ela vai começar a descansar", afirmou.

Para ele, os jovens agora estarão sujeitos a uma pressão midiática e não se pode obrigá-los a contar o que lhes aconteceu.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias