Um empregado de uma prefeitura japonesa foi multado com 1,44 milhão de yenes (quase 55 mil reais), que serão abatidos de seu salário por sair para fumar mais de 4500 vezes durante o horário de serviço ao longo de 14 anos.
ANÚNCIO
Além disso, o funcionário ainda terá uma retenção de 10% do salário em folha durante seis meses. O A prefeitura de Osaka anunciou no dia 20 de março que três funcionários lotados no departamento financeiro foram multados devido às inúmeras pausas para fumar.
Em setembro de 2022, os três servidores foram alvo de uma denúncia anônima. Mais tarde, um supervisor seguiu os amigos e descobriu que paravam o serviço muitas vezes ao longo do dia para fumar um cigarro.
Estas decisões levaram a um grande debate nas redes sociais. Algumas pessoas criticaram a multa alegando que o tempo dedicado para coisas como o café, doces ou conversas também poderiam somar muito tempo fora do trabalho.
Não é a primeira vez que a prefeitura decide multar os funcionários. Em 2019 foi a vez de um professor de ensino fundamental de Osaka ser punido da forma similar com um corte salarial depois de descobrirem que ele parou de trabalhar para fumar por quase 3400 vezes.
Também foi determinado que ele devolvesse um milhão de yenes (R$ 37 mil reais). “Não consigo parar de fumar, mesmo que eu entenda que é um mau comportamento”, disse o professor.
A Prefeitura de Osaka criou regras rígidas contra consumo de tabaco pelos seus funcionários no horário de serviço. Em 2008 foi proibido fumar em qualquer espaço público da administração municipal. Em 2019, todos os servidores foram avisados que funcionários fumantes no horário de serviço seriam multados.