Notícias

Gravidez na adolescência: acesso à informação já não é suficiente para conter casos

Apesar de ter apresentado uma redução nos últimos anos, números de gravidez não planejada na adolescência seguem elevados no Brasil

Gravidez na adolescência: acesso à informação já não é suficiente para conter casos
Gravidez na adolescência: acesso à informação já não é suficiente para conter casos (Foto: Reprodução)

O acesso à informação nunca foi tão fácil e, ainda assim, os números de gestações não planejadas na adolescência ainda são preocupantes. No Brasil, a taxa de gestantes com menos de 17 anos é de 57%. Os números são do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) de 2022.

ANÚNCIO

Embora os números de gravidez na adolescência tenham caído em todo o mundo — e o Brasil segue essa tendência —, entre os países em desenvolvimento, temos um dos piores índices, comparados aos da África Subsaariana, onde a taxa passa dos 60%.

Dentre os relatos das adolescentes entrevistas, estão frases como “Na hora, não pensei em nada disso, estava no calor do momento”; “tinha toda a informação, claro, mas achava que não aconteceria comigo”; “quando somos jovens, não pensamos no depois ou nas consequências, só no agora.”

Recomendados

No entanto, se os jovens estão melhor informados e métodos contraceptivos são distribuídos de maneira gratuita em postos de saúde, qual seria a solução para barrar a gravidez indesejada ou não planejada em adolescentes?

“Pesquisas originais e novos dados apontam que a vergonha, o estigma, o medo, a pobreza, a desigualdade de gênero, entre outros fatores, prejudicam a capacidade das mulheres e meninas de exercer seu direito de escolha, de procurar e obter contraceptivos, de negociar o uso do preservativo com um parceiro, ou fazer-se ouvir e buscar a realização de seus desejos e ambições”, comenta Natalia Kanem, diretora executiva do Fundo de População das Nações Unidas.

O médico hebiatra Benito Lourenço, em evento promovido pela Bayer em função do Dia Mundial da Contracepção, celebrado em 26 de setembro, ressalta a importância de aumentar o diálogo sobre saúde sexual com os jovens, e não apenas com as meninas. “Precisamos entender e aceitar que adolescentes transam — e podem engravidar. É a partir daí que o diálogo e as estratégias devem fluir, a abstinência não é um método eficaz, e é necessário falar mais sobre o assunto.”

· · ·

+ MATERNIDADE:

Brasil ainda apresenta dados elevados de gravidez e maternidade na adolescência, segundo especialistas

Neurocientista desvenda os conflitos da maternidade e tranquiliza: “você não é um fracasso”

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias