Notícias

Mulher é demitida por contar seu salário no TikTok

A empresa achou que ela poderia “vazar outras informações” além dessa

Tem vezes que não podemos nem comemorar tanto o aumento de renda, que algo que a gente nem imagina nos faz perder o emprego. Foi o caso de uma mulher chamada Lexi Larson, que mora em Denver, nos Estados Unidos, que perdeu o emprego por postar vídeos no TikTok sobre o seu salário.

Leia também:

Mulher desabafa sobre como foi julgada ao ter sua primeira menstruação cedo demais

Recomendados

Por sorte, ela agora voltou ao seu antigo emprego, que era o que tinha deixado para ir a uma outra empresa onde ganharia mais e jamais pensaria que seria demitida por conta disso. No mês passado, Lexi postou em sua conta do TikTok sobre como conseguiu um emprego na área de tecnologia, o que fez aumentar sua renda de 70 mil dólares para 90 mil dólares.

O vídeo já contava com mais de 168 mil visualizações, o que a fez postar mais vídeos nas duas semanas seguintes de como conseguiu aquele emprego para ajudar as pessoas que buscam o mesmo na área. Mas, logo depois que seu empregador descobriu a conta no TikTok, ela acabou removendo alguns vídeos com medo de que os chefes ficassem com raiva, e foi isso que aconteceu.

Lexi foi demitida por suas postagens e contou em um vídeo do TikTok, dizendo que a plataforma a fez ser demitida, além de mostrar que falar sobre seu salário é algo protegido pela lei federal sob a Lei Nacional de Relações Trabalhistas.

“...Eles acabaram me demitindo porque disseram que eu ter essa conta era uma preocupação de segurança porque eu poderia postar algo privado”, disse Larson. O USA Today tentou contato com Lexi para entender sobre o caso, mas ela preferiu não comentar, além de não falar o nome do ex-empregador e nem entrar com uma ação legal.

Com isso, muitas pessoas ficaram receosas achando que falar sobre seu trabalho poderia trazer problemas. Segundo a Lei Nacional de Relações Trabalhistas, os funcionários tem direito de se comunicar com os colegas ou qualquer outra pessoa sobre o salário, além de ser ilegal o empregador punir, retaliar, ameaçar ou colocar os funcionários sob vigilância por conta disso.

Mas, a reportagem alerta que o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas disse que “ao usar comunicações eletrônicas, como mídias sociais, lembre-se de que seu empregador pode ter políticas contra o uso de seus equipamentos”.

As pessoas e os advogados acharam a demissão muito dura, primeiro porque ela estava lá há apenas duas semanas, avisando que as pessoas precisam ter cuidado com o que compartilham nas redes sociais.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM