Notícias

Na contramão de recomendações internacionais, Ministério da Saúde incentiva violência obstétrica em cartilha

Sexta edição da Caderneta da Gestante traz um preocupante estímulo a uma prática violenta e ultrapassada, a episiotomia

Na contramão de recomendações internacionais, Ministério da Saúde incentiva violência obstétrica em cartilha (Foto: Reprodução)

Nos últimos meses o debate sobre a violência obstétrica - a violência sofrida por mulheres no momento do parto, tem ganhado força na mídia e nas redes sociais, mas o Ministério da Saúde parece ignorar o movimento contra a violência, além de ignorar recomendações internacionais sobre o procedimento.

ANÚNCIO

Nesta semana, o Ministério da Saúde, na figura do secretário de Atenção à Saúde Primária Raphael Câmara, anunciou o lançamento da sexta edição da Caderneta da Gestante. No entanto, o texto traz o preocupante estímulo a uma prática violenta e ultrapassada: a episiotomia, corte feito na vagina durante o parto para facilitar o trabalho do médico. Em 2018, a Organização Mundial da Saúde reconheceu que não há qualquer evidência científica que apoie a realização do procedimento.

Ao todo, serão distribuídos mais de três milhões de exemplares pelo SUS. Além de incentivar a episiotomia, a cartilha também preocupa por trazer informações que não são imprecisas, como a promoção de uma diretriz duvidosa ao ressaltar a amamentação exclusiva como método para prevenir uma nova gravidez nos primeiros seis meses após o parto, apesar de complementar que esta proteção não é plena.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Juristas e vítimas de violência obstétrica ainda lutam para que a prática seja criminalizada

· · ·

A episiotomia foi considerada uma forma de mutilação genital por Marsden Wagner, ex-diretor da área de Saúde da Mulher e da Criança da OMS. A prática, pode trazer uma série de prejuízos para a saúde da mulher, além de incentivar uma cultura machista com o “ponto do marido” após o parto.

A violência obstétrica ainda é um problema para pelo menos metade das mães brasileiras. De acordo com a pesquisa Nascer no Brasil, 45% das gestantes atendidas pelo SUS no parto são vítimas de maus-tratos e a segue sendo realizada em mais de metade dos partos no Brasil por médicos em desacordo com as evidências científicas mais recentes.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias