Você já deve ter visto por aí os diversos relatos de golpes nas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp onde as pessoas se passam por algum parente seu pedindo dinheiro, não é mesmo?
ANÚNCIO
Leia também:
Simpatia pode ajudar a ter uma renda extra
Agora, segundo reportagem do UOL, o golpe acontece em outra plataforma: o Instagram. Dois usuários relataram que o perfil foi invadido e que os seguidores das vítimas perderam quantias entre centenas e milhares de reais em pelo menos 24 horas, atuando como se fossem as pessoas do perfil em si.
O golpe oferece produtos para os seguidores das pessoas através dos Stories com preços muito abaixo do mercado, e o pagamento é feito por PIX. O produto nunca chega, e a narrativa usada é que o dono do perfil está ajudando uma amiga a vender as coisas para sair de casa ou ganhar um dinheiro a mais.
A vítima contou que não sabe como isso aconteceu, já que tinha a autenticação de dois fatores habilitada e nunca clica em links suspeitos no celular. A suspeita é de que a linha telefônica tenha sido clonada, já que ela não conseguiu acesso à rede móvel depois do que aconteceu.
Mesmo com o reconhecimento que o Instagram faz por selfie para saber se a pessoa é a verdadeira dona da conta, esse reconhecimento não garantiu às vitimas a retomada do perfil, onde os golpes continuam sendo aplicados. Uma das vítimas precisou de ajuda especializada para recuperar a conta.
ANÚNCIO
⋅ ⋅ ⋅
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.