Notícias

Real digital: a novidade do mundo financeiro

O dinheiro físico está com os dias contados

O real digital já é uma realidade que tem data para começar, sendo uma tentativa brasileira de se alinhar com a tecnologia e entregar vantagens para o mundo dos negócios e do varejo. É possível que até 2024 essa ideia do Banco Central saia do papel e deixe nosso dinheiro totalmente online.

Leia também:

Proteger o dinheiro em meio a crise é possível?

Recomendados

Diferente da criptomoeda, o Real Digital será uma moeda com órgãos reguladores, sendo uma CBDC - central bank digital currency, e se vincula aos pagamentos mais tradicionais, entregando algumas vantagens em relação à criptomoeda.

A primeira vantagem é a agilidade nos pagamentos, fazendo com que as transações sejam aprovadas em segundos, como o PIX e o cartão de crédito já fazem. Além disso, o Real Digital dá mais segurança e rapidez também para transações internacionais, não precisando fazer todo o trâmite de tirar dinheiro quando for viajar ou movimentar contas no exterior. com a versão digital, o dinheiro pode chegar ao destino muito mais rapidamente do que hoje em dia.

Outra questão é a prevenção contra fraudes, já que ter a criptografia por trás das transações entrega uma segurança maior e impede o ataque cibernético, principalmente quando temos medo na hora de fazer alguma compra online.

Fora isso, por ser a vinculada pelo Banco Central do Brasil, vai ter menos taxas e intermediadores na hora do pagamento, dando mais liberdade para o consumidor escolher qual forma deseja usar, reduzindo também o custo com a impressão do dinheiro - que não é barato.

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM