Notícias

Cuidado materno pode ser incluído no cálculo de aposentadoria

O assunto está em tramitação da Câmara dos Deputados como Projeto de Lei

Projeto de Lei ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados (Foto: Reprodução)

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3062/2021, que tem como objetivo, incluir o cuidado materno no cálculo de aposentadoria da mulher. O projeto tem autoria do Deputado Paulo Bengtson (PTB/PA) e fala sobre o cálculo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

ANÚNCIO

O texto prevê o adicional de até 10% no valor do benefício para as mulheres que tenham se dedicado ao cuidado de filhos, sendo que dentro desses 10%, a mulher receberia 2% por filho nascido vivo, 4% para filhos adotados e 2% para os casos de filho nascido vivo ou adotado, porém com inválidez ou deficiente intelectual mental grave.

O projeto segue em tramitação e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça, e de Cidadania.

Recomendados

Outros projetos semelhantes em tramitação

Outro projeto similar também ainda está em tramitação na Câmara, é o Projeto de Lei que prevê a Aposentadoria por cuidados maternos no INSS, de autoria da Deputada Talíria Petrone e que tem como objetivo garantir que cuidados maternos gerem direito à aposentadoria para mulheres com mais de 60 anos.

A proposta indica que o tempo de licença maternidade será computado para fins de aposentadoria. Além disso, altera-se o artigo 124, para estabelecer que, exceto em caso de direito adquirido, não permite-se o recebimento conjunto dos seguintes benefícios da Previdência Social:

- aposentadoria por cuidados maternos e outra aposentadoria;

- aposentadoria por cuidados maternos ou pensão deixada por cônjuge ou companheiro, ressalvado o direito de opção pela mais vantajosa.

Portanto, o objetivo do projeto é possibilitar o acesso à segurança da aposentadoria para mulheres mães, que tenham mais dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

Celebridades que provam que a maternidade não segue uma regra única

A maternidade limita a ascensão profissional das mulheres?

Andréia Horta: “meu desejo é que as mulheres possam passear pelo campo da não-maternidade”

Maternidade real: Giovanna Ewbank posta foto cansada cuidando de Zyan

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias