Notícias

Primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, morre aos 93 anos

Lina Wertmüller, teve sua indicação ao prêmio da academia em 1977 por ‘Pasqualino Sete Belezas’

Lina Wertmüller morreu em sua casa aos 93 anos (Foto: Reprodução)

A cineasta italiana Lina Wertmüller, faleceu nesta última quarta, 8, na sua casa em Roma. Lina foi a primeira mulher a ser indicada ao Oscar na categoria de Melhor de Direção, em 1977, por seu filme ‘Pasqualino Sete Belezas’. O filme, que conta as aventuras atrapalhadas de um soldado na Segunda Guerra Mundial, também foi candidato a Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro.

ANÚNCIO

Depois de Lina, apenas Jane Campion, Sofia Coppola, Kathryn Bigelow, Greta Gerwig, Emerald Fennell e Chloé Zhao concorreram nesta categoria nas mais de 90 edições do Prêmio.

Em 2019, a Hollywood Academy concedeu-lhe o Oscar honorário por sua carreira ao lado de David Lynch, Geena Davis e Wes Studi. Onde chegou a sugerir que a estatueta deveria ser feminina, com o nome de Anna, em vez de Oscar. Antes de se estrear em 1963 com ‘I Basilischi’, foi assistente de direção de Federico Fellini, que se tornou seu mentor.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias