Notícias

Trabalhar mais de 55 horas por semana aumenta risco de morte, segundo OMS

A larga jornada está associada a um aumento de 35% no risco de acidente vascular cerebral (AVC)

Trabalhar mais de 55 horas por semana aumenta o risco de morte por derrame e doenças cardíacas, segundo estudo publicado nessa semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A análise global foi publicada quando a pandemia do novo coronavírus aumentou a tendência de estar conectados mais horas. Porém, refere-se aos anos anteriores.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:

Recomendados

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos

O estudo

De acordo com a pesquisa, a larga jornada de trabalho está associada a um aumento de 35% no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e um aumento de 17% no risco de morrer de doença isquêmica do coração, em comparação com uma pessoa que trabalha entre 35 e 40 por semana horas.

A OMS e a OIT estimam que 398 mil pessoas morreram de derrame e 347 mil de doenças cardíacas em 2016, depois de trabalharem pelo menos 55 horas por semana.

Entre 2000 e 2016, o número de mortes por doenças cardíacas relacionadas a longas jornadas de trabalho aumentou 42%, número que sobe para 19% no caso de acidentes vasculares cerebrais.

“É hora de todos nós — governos, empregadores e trabalhadores — finalmente reconhecermos que longas horas de trabalho podem causar mortes prematuras”, disse María Neira, diretora de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS.

O trabalho no confinamento

A OMS se preocupou com o aumento do número de pessoas que trabalham longas horas, que atualmente representa 9% da população mundial. E a pandemia não deve fazer muito para reverter a tendência. Pelo contrário.

“O teletrabalho se tornou a norma para muitas atividades, muitas vezes confundindo as fronteiras entre casa e trabalho”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Ele advertiu que “nenhum trabalho vale o risco de derrame ou doença cardíaca” e recomendou a organização de períodos de descanso.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
  2. 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
  3. Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias:

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM