Notícias

Você sabia que seu cachorro fica com ciúme quando vê você com outros animais?

Estudo observou o comportamento de 18 cães; resultado: eles são uma das poucas espécies com ciúme semelhante ao das crianças

Um estudo (em inglês) da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, observou o comportamento de 18 cães e os seus respectivos humanos. O resultado: os cachorros são uma das poucas espécies em que se identificam atitudes de ciúme, semelhantes às das crianças.

ANÚNCIO

O estudo é de grande relevância, uma vez que, para sentir ciúme, é necessário autoconhecimento, processo mental que sempre despertou o interesse dos pesquisadores.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:

Recomendados

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos

O estudo

De acordo com a pesquisadora Amalia Bastos, “estudos anteriores confundiram o ciúme com brincadeira, interesse ou agressão, porque nunca avaliaram as reações dos cães ao dono e ao rival social que estavam presentes na mesma sala”.

Para o teste, os pesquisadores pediram aos donos que cuidassem de um cachorro falso que fazia o papel de rival do animal. Apesar de estarem separados dos seus humanos, os cães tentavam se aproximar dos seus donos.

Mesmo quando o cachorro falso foi substituído por um cilindro coberto de lã, os animais mostraram as mesmas atitudes. Desta forma, ficou comprovado que os cães sentem ciúme ao ver ou mesmo pensar que seus donos estão com outro animal.

Para Amalia, essas são evidências suficientes para demonstrar suas atitudes, mas ainda faltam pesquisas associadas à relação dos processos cognitivos em animais.

“É muito cedo para dizer se os cães sentem ciúme como nós, mas agora está claro que eles reagem às situações que o induzem”, concluiu a pesquisadora.


Leia também

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
  2. 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
  3. Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias:

Tags

Últimas Notícias