logo
/ Unsplash
Notícias 26/04/2021

Estudo mostra que gatos não são tão leais quanto os cães

Ao contrário dos cães, os gatos são capazes de receber comida de qualquer pessoa, mesmo daqueles que não tratam bem os seus donos

Por : Redação

Um novo estudo determinou que, ao contrário dos cães, os gatos são capazes de receber comida de qualquer pessoa, mesmo daqueles que não tratam bem os seus donos.

O resultado da pesquisa não significa que os gatos simplesmente não sejam leais. Segundo texto publicado na revista Animal Behavior and Cognition (em inglês), os resultados são um pouco mais complicados e se devem à incapacidade dos animais em reconhecer gestos de gentileza entre as pessoas.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


O estudo

Para determinar esse comportamento, pesquisadores da Universidade de Kyoto criaram cenários simulados com 13 gatos domésticos e 26 animais que vivem em cafés. Nesses cenários, eles criaram dois personagens: um ajudante e um não ajudante.

Os proprietários pediram ajuda para abrir uma lata de comida para a pessoa ao lado. Alguns o ajudaram; outros, não; e houve um terceiro que agiu como um “atrapalhador”. Após essa interação, cada um dos personagens ofereceu comida ao gato e os resultados foram registrados.

Nas quatro tentativas que foram feitas com cada espécie, os gatos não demonstraram preferência por quem ajudava ou não o dono.

Os cães

Os pesquisadores já fizeram um experimento semelhante com cães, que demonstraram uma clara preferência por “ajudantes” em vez de pessoas que se recusavam a ajudar seu dono.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: