Por meio do Twitter, a médica Brittany Bankhead-Kendall garantiu que as radiografias de pessoas positivas para o coronavírus mostram pulmões mais deteriorados do que os de fumantes.
ANÚNCIO
“Os pulmões pós-covid parecem piores do que qualquer tipo de pulmão de fumante terrível que já vimos. E eles entram em colapso. E eles coagulam. E a falta de ar persiste”, escreveu a especialista em sua rede social.
Leia também
Chamando rapidamente a atenção de milhares de pessoas, a mensagem veio diretamente de uma médica que passou os últimos 10 meses na linha de frente do novo coronavírus.
A especialista destacou que quem tem sintomas faz radiografias de tórax muito preocupantes, e que entre 70% e 80% dos assintomáticos vivenciam situação semelhante.
“Achei que era realmente relevante que as pessoas entendessem que essa não é uma doença bimodal”, disse Bankhead-Kendall. “Não é que você tem e depois vai embora, é algo que persiste”, disse.
ANÚNCIO
Na primeira imagem, você pode ver os pulmões normais; na segunda, os pulmões de um fumante com uma espécie de névoa (um indicador de congestão). Já na última, os pulmões de um paciente com coronavírus aparecem quase completamente brancos, ou seja, muito danificados.