Famílias madrugam em fila para teste gratuito da covid-19

Rovena Rosa / Agência Brasil

Em São Paulo, famílias estão madrugando para a testagem gratuita da covid-19 oferecida pelo Instituto Butantan, no estacionamento do shopping SP Market, na zona sul capital paulista. As pessoas chegam por volta das 4 horas da madrugada e o atendimento é feito por ordem de chegada no modelo drive thru, sem precisar sair do veículo. A testagem é feita das 8h às 17h, e vai até o dia 10.

São distribuídas 200 senhas por dia e o resultado sai após 72 horas. Para atender uma quantidade maior de pessoas assintomáticas, o número de testes diários dobrará a partir desta quarta-feira (5), chegando a 400 exames, informou o instituto.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, ainda não há um balanço sobre os resultados, já que a testagem começou no último dia 30.

A ação é um projeto piloto voltado a pessoas assintomáticas para detectar a presença do vírus, ou seja, o exame irá verificar se a pessoa está com infecção em fase aguda.

O teste oferecido é o RT-PCR, considerado o mais assertivo no diagnóstico. A amostra analisada é obtida por meio de uma raspagem da nasofaringe, região posterior à cavidade nasal.