logo
Saúde e Bem-estar 13/07/2021

Você vive inchada? Os 7 alimentos que mais produzem gases

Os gases, o inchaço ou a inflamação do estômago podem piorar com a dieta

Por : Redação

Eles não são perigosos, mas não é por isso que deixam de ser incômodos. Os gases, o inchaço ou a inflamação do estômago podem piorar com a dieta.

Embora não sejam graves, se a inflamação do estômago estiver acompanhada de febre, dor intensa e vômitos por mais de 24 horas, é melhor consultar um médico.

De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), a ciência diz que você deve evitar estes alimentos:

Brócolis

Este vegetal, assim como os seus “primos” — rúcula, rabanete, couve-flor e couve-de-bruxelas — são os culpados de muitos gases.

Você não deve eliminá-los da sua dieta por causa das fibras, mas você pode comê-lo em preparos simples, como no vapor e em pequenas porções.

Alcachofra

Assim como a cebola, esse vegetal contêm frutose, um composto que pode formar gases. O inchaço da alcachofra também pode causar desconforto intestinal, como vômitos e diarreia.

Grão-de-bico

Apesar de ser uma grande fonte de proteínas naturais, essa leguminosa contém alto teor de fibras solúveis, que absorvem muita água, retardando o trânsito intestinal. A vantagem disso é que o corpo tem mais tempo para absorver nutrientes e reduzir os picos de insulina.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


Leite

O problema do leite e dos seus derivados é a lactose — essa proteína é a culpada pelos gases. Com a idade, os sintomas podem piorar, e as pessoas podem até desenvolver intolerância ao leite.

Batata

Alimentos ricos em amido — como milho e batata — são muito ricos em carboidratos e podem causar problemas intestinais. O problema é que os carboidratos que não são absorvidos são liberados para o cólon, causando gases e inchaço.

Adoçantes artificiais

Alguns desses produtos contêm sorbitol, um açúcar que pode ser encontrado em frutas e vegetais, mas que em algumas pessoas causa muito inchaço.

Se você quiser evitar esse composto, é melhor procurá-lo na lista de ingredientes com esse nome ou como “E-420”.

Lentilhas

É melhor optar por legumes descascados. Você pode adicionar bicarbonato à água de imersão ou de cozimento ou adicionar uma folha de louro enquanto os cozinha.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: