logo
/ Divulgação - Depositphotos
Saúde e Bem-estar 14/05/2021

Você sabe qual é a diferença entre chá e infusão? Descubra aqui

Por : Redação

Para começar, esqueça as bolsinhas que você compra no supermercado. Um bom chá ou uma boa infusão são aqueles em que você pode ver e cheirar os seus componentes.

Em outras palavras: observe as folhas e os frutos. E, mesmo sem poder experimentar, você saberá que a diferença é grande. Os aromas tomam conta do ambiente.

Chá e infusão

Além disso, temos que distinguir que nem tudo é chá. Na verdade, apenas o feito com chá-da-índia (Camellia sinensis) deve levar esse nome. Ou seja, devemos chamar de “chá” os chás pretos e verdes.

Qualquer outra bebida feita com outros tipos de ervas e frutas é uma infusão. É uma diferença simples, que muitos de nós não conhecíamos e que surgiu como uma espécie de “conforto” para a linguagem.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


Diferença

A razão pela qual é importante fazer essa diferenciação é que, na hora de preparar chás ou infusões, o processo muda.

Um chá deve ser infundido por apenas cinco minutos — caso contrário, ele azedará. Por outro lado, as infusões podem ser feitas com calma, de sete a dez minutos. Depois disso, os ingredientes devem ser retirados.

Outra diferença importante é que o chá contém cafeína, enquanto as infusões não. E quanto mais um chá oxida, mais cafeína ele terá. Em outras palavras, um chá preto contém mais desse elemento do que um chá verde, por exemplo.

Degustação

Tal como acontece com outras bebidas, pode-se fazer uma degustação com o chá, por mais delicado que seja. Essencialmente, três características são buscadas:

  • O aroma: aproxime-se da xícara e analise: quão forte é o cheiro? Ele é doce e suave?
  • A aparência: de que cor é o chá ou a infusão? Ele é opaco ou brilhante? Alguns preparos possuem componentes que os tornam mais opacos, mas isso não é uma característica negativa.
  • A adstringência: ou seja, é a sensação de secura no paladar que a bebida deixa.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: