logo
Saúde e Bem-estar 14/07/2021

Você está planejando parar de fumar? Isto é o que acontecerá com seu corpo

Você pode pensar que leva meses para perceber melhoras ao parar de fumar. Porém, a verdade é que, mesmo com as horas, o seu corpo já sente a diferença

Por : Redação

Não importa o motivo, parar de fumar será uma grande melhoria para o seu corpo e para a qualidade de vida de quem está ao seu redor.

Quando você para de fumar, quebra o ciclo do vício e o seu cérebro para de “pedir” nicotina. Mesmo assim, você deve ter um plano caso sinta vontade de fumar de repente.

Você pode pensar que leva meses para perceber melhoras ao parar de fumar. Porém, a verdade é que, mesmo com as horas, o seu corpo já sente a diferença — é o que afirma o portal Meganoticias (em espanhol).

Saiba mais:

Como o corpo muda?

O corpo tem capacidade de recuperação rápida e, após a exposição ao cigarro, busca o retorno à normalidade. É por isso que, apenas uma hora após fumar, ele baixa a pressão arterial e melhora a circulação.

Depois de 1 dia

Com um dia, as chances de ter um ataque cardíaco diminuem. Isso ocorre porque fumar aumenta muito a pressão e coloca você em risco de ter um coágulo. Então, com 24 horas, esses números se estabilizam e os níveis de oxigênio no sangue aumentam.

Depois de 3 dias

Após 3 dias, os níveis de nicotina no corpo finalmente desaparecem — portanto, este é o período mais difícil e em que você pode sentir vontade de fumar um cigarro. Isso pode deixá-la mais irritada e com dores no corpo e na cabeça.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


Depois de 1 mês

Se você conseguiu superar a barreira dos 3 dias, o mês se torna um pouco mais realizável. Aos poucos, os seus pulmões estão se recuperando. Você pode começar a notar que não sente tanta falta de ar e que a tosse irritante diminuiu. Se você se exercitar, começará a ver melhorias na sua resistência e será capaz de executar melhor o seu treino.

Depois de 9 meses

Aos 9 meses, os pulmões estão muito mais saudáveis ​​e as estruturas destruídas pelo fumo, como os cílios, começam a se recuperar.

Pessoa Fumando Cigarro

Depois de 1 ano

Quando você atinge essa meta, as chances de morrer de doença coronariana diminuem pela metade, se você comparar com o período em que você fumou mais.

Depois de 5 anos

Em 5 anos, as suas artérias e os seus vasos sanguíneos já estão mais saudáveis, então, eles começam a se dilatar. Isso permite que o sangue circule muito melhor.

Depois de 15 anos

Aos 15 anos, você atingiu a mesma probabilidade de ter um problema coronariano e câncer de pâncreas que uma pessoa que não fuma.

Depois de 20 anos

Se você ficar 20 anos ou mais sem fumar, as suas chances de morrer de câncer ou doença pulmonar caem para o mesmo nível de uma pessoa que nunca experimentou um cigarro.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: