O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano: ele apoia a saúde óssea — prevenindo doenças como a osteoporose —, mas também desempenha um grande papel na função muscular e nos sinais nervosos.
ANÚNCIO
As taxas de consumo diário recomendadas variam dependendo da idade envolvida. Em adultos, estima-se que seja mil miligramas por dia. Para maiores de 70, deve ser 1,2 mil miligramas; e, para crianças e jovens até 18 anos, 1,3 mil miligramas.
O problema é que grande parte da população mundial não atinge a recomendação diária. E, em vez de procurar suplementos nutricionais, é melhor ir até a própria fonte.
Lácteos
São os alimentos mais comuns e os mais associados ao cálcio. Seja no formato de leite, queijo ou iogurte, se for feito com leite de vaca, é rico nesse mineral. São alimentos que podem ter alto teor de gordura; portanto, o controle deve ser sempre considerado.
Amêndoas
Enquanto os frutos secos em geral são ricos em minerais que ajudam os ossos, as amêndoas são as estrelas. Por não conter água, sua contribuição nutricional concentra-se em seu pequeno tamanho.
Além disso, eles são ricos em vitamina E, gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Pelas suas características nutricionais, espera-se que ajudem também na regulação da pressão arterial e da gordura corporal.
Salmão e sardinha
As versões enlatadas desses dois alimentos fornecem entre 20 e 30% da quantidade diária recomendada. Além disso, eles têm uma alta concentração de ômega 3, e estudos mostraram que eles ajudam a combater a diabetes.
ANÚNCIO
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
Sementes de chia
Existem várias sementes que têm um bom suprimento de cálcio, mas as sementes de gergelim, papoula e chia são as melhores. Fornecem ácidos graxos ômega 3.
Vegetais
Para pessoas com restrições alimentares, os legumes são a salvação. Com um bom cereal, fornecem todos os aminoácidos associados às proteínas, além de possuir ferro, zinco, magnésio e cálcio.
Na verdade, devido à sua contribuição nutricional, são uma das razões pelas quais se acredita que as pessoas que seguem dietas à base de plantas são tão saudáveis.
Estudos chegaram a associar seu consumo à redução do colesterol ruim no sangue e às chances de se ter diabetes tipo 2 .
Soja, tofu e edamame
Em qualquer formato, a soja possui um bom percentual desse mineral. Há até casos em que o tofu, em particular, é preparado com mais cálcio ainda. Edamame é soja ainda na vagem, e a cada 155 gramas contém 10% de cálcio.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: