logo
Saúde e Bem-estar 15/07/2021

Tome cuidado com estes 5 alimentos e bebidas que mancham os dentes!

Com o tempo e a frequência, os poros do esmalte dos dentes se abrem, e a mancha pode ficar lá sem que a escova de dente seja capaz de fazer nada!

Por : Redação

De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), existe uma série de alimentos e bebidas com propriedades químicas que causam manchas nos dentes. Por isso, é preciso estar muito atento para saber como consumi-los sem causar danos.

“À medida que o esmalte fica mais áspero e a sua área de superfície total aumenta, ele pode abrir caminho para que as cores encontradas nos alimentos e bebidas que consumimos caiam na superfície dos dentes”, disse o dentista Joseph Salim ao portal especializado em saúde Heathline (em inglês).

Saiba mais sobre o tema:

Vinho tinto

Esta bebida é ácida e, por isso, as partículas vermelho-escuras podem aderir às paredes dos dentes. Com o tempo e a frequência, os poros dentro do esmalte se abrem e a tinta pode ficar lá sem que a escova de dente seja capaz de fazer nada. Se o consumo for frequente, o ideal é consultar o dentista.

Chá e café

Os taninos do chá e do café são um agente poderoso que causa manchas nos dentes. Se após tomar você não escovar e deixar o amargor do café permanecer agindo dentro da boca, é possível que os dentes estejam manchados. É comum combinar chá com leite para diminuir o poder de aderência.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


Refrigerantes de cola

As bebidas escuras de cola são agentes prejudiciais para os dentes. “As bebidas com gás carbônico adicionado também são um problema se as consumimos diariamente, porque o gás carbônico é muito ácido”, explicou o dentista Xavier Mallat ao jornal La Vanguardia (em espanhol).

Shoyu e vinagre balsâmico

Os pigmentos escuros do shoyu e do vinagre balsâmico mancham os dentes. A dentista René dell’Acqua ressalta que seu alto teor de ácido provoca a quebra do esmalte, o que facilita a acomodação da mancha.

Doces

Existem tintas em doces que podem passar para os dentes. Recomenda-se em todos os casos estar muito atento e escovar os dentes sempre que possível após o consumo.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: