logo
Saúde e Bem-estar 11/07/2021

Pressão alta: como controlar a doença com a ajuda de uma dieta

Também conhecida como hipertensão, essa condição deve ser identificada e regulada com a orientação de médicos

Por : Redação

A pressão alta é uma doença crônica que afeta os vasos sanguíneos. Também conhecida como hipertensão, essa condição deve ser identificada e regulada com a orientação de médicos.

De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), se o tratamento adequado não for administrado, pode haver consequências graves, como derrames e ataques cardíacos.

O controle e o bem-estar das pessoas que vivem com pressão alta dependem muito do estilo de vida. O ideal é ter prática regular de atividade física e manter uma alimentação balanceada, rica em determinados ingredientes. Saiba mais:

Alimentos para controlar a pressão alta

Cardiologista do Hospital Universitário Saarland, na Alemanha, Felix Mahfoud afirma que o alho fresco tem propriedades positivas para reduzir a pressão alta.

Além disso, alimentos ricos em potássio — como banana — são recomendados pelo especialista.

Eles são seguidos por:

  • batatas;
  • espinafre;
  • feijão;
  • kiwi; e
  • nozes.

A dieta mediterrânea é a mais indicada para pacientes hipertensos e inclui aves e peixes frescos, frutas e verduras e frutos secos, como as nozes.

O consumo de carne vermelha também é reduzido.

Bebidas para controlar a hipertensão

No âmbito das bebidas, o consumo de chá verde e sucos de romã e de beterraba é recomendado, pois fornecem vitaminas e minerais.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


O que não deve ser consumido

A ingestão de sal é um dos hábitos que devem ser evitados na alimentação de quem sofre de hipertensão.

Presidente da Associação dos Nutricionistas Alemães, Johannes Georg Wechsler alerta que não deve ser superior a 5 gramas por dia. Além disso, é preciso considerar que existem produtos com muito sódio, como queijo e presunto.

O álcool é outra substância cuja ingestão você deve observar, de acordo com Mahfoud. As mulheres que sofrem devem limitar o consumo a 250 mililitros de cerveja ou de vinho por dia.

E o jornal Clarín (em espanhol) lembra que doces, gorduras, enlatados, farinhas refinadas e bebidas industrializadas também são vilões para a pressão alta.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: