logo
Saúde e Bem-estar 18/05/2021

‘O café da manhã é a refeição mais importante do dia’ e outros mitos alimentares desmascarados

A maioria dessas crenças carece de fundamento científico — e o pior: podem colocar em risco a saúde de muitas pessoas

Por : Redação

Há muita desinformação em torno da alimentação verdadeiramente saudável. Com o surgimento de gurus, coaches e influencers de estilo de vida, todos passaram a ter uma opinião sobre o assunto e ficou fácil se confundir.

No entanto, vários desses mitos foram refutados por especialistas, já que a maioria dessas crenças carece de fundamento científico — e o pior: podem colocar em risco a saúde de muitas pessoas.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


Mitos alimentares nos quais você não deve mais acreditar

O café da manhã é a refeição mais importante do dia

Quem nunca ouviu “tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um camponês”?

Essas ideias surgem do fato de que o corpo passa muitas horas em jejum enquanto você dorme e que, por isso, é necessário fazer uma refeição forte ao acordar.

Os especialistas afirmam que o café da manhã é apenas mais uma refeição que você vai consumir e que é tão importante quanto as demais. Portanto, não negligencie nenhuma delas.

Comer muitos ovos afeta a saúde

Se você tem uma dieta saudável baseada em proteínas, com certeza já ouviu isso. Porém, os ovos têm boas gorduras, vitaminas, minerais e carotenóides. Ou seja, não têm efeito negativo sobre o colesterol.

Não é preciso adicionar carboidratos à dieta

Os carboidratos são essenciais para obter energia, fibras e nutrientes essenciais. Então, você não deve eliminá-los da sua dieta — a menos que seja recomendado por um médico.

Sua má fama se deve ao fato de existirem alguns tipos deles que apresentam alto índice glicêmico. Por isso, é recomendável consumir mais dos complexos porque possuem vitaminas, minerais e geram mais saciedade.

Lembre-se: a sua alimentação deve ser balanceada, sem abrir mão de nada.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: