O câncer de mama é um dos mais comuns em mulheres. De acordo com os especialistas, o diagnóstico é mais frequente em quem está acima dos 40 anos — mas também pode ser observado em jovens.
Segundo estudos, quem está exposto a estrogênios, como anticoncepcionais, entre outros fatores, tem maior risco de ser diagnosticada com câncer de mama.
Para evitar seu avanço, o mundo tem feito inúmeras campanhas que buscam conscientizar sobre a abrangência e prevenção, e a maioria com foco no autoexame e palpação das mamas.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
A aparência da mama
Cada mama é diferente, então não existe uma imagem ideal. Muitos vêm com caroços ou manchas benignas e podem ser confundidos com tumores.
Por isso é tão importante conhecer e explorar o seu corpo, para saber o que é normal para você.
Os sintomas
Embora o mais conhecido seja o aparecimento de caroços irregulares e indolores, ele não é o único. Em outros casos, as mulheres podem sentir um ou mais destes sintomas:
Mudança de tamanho
A espessura ou o inchaço podem aumentar em certas áreas da mama. Além disso, podem surgir reentrâncias ou orifícios visíveis na superfície. O inchaço pode causar dor e sensação de calor nos seios.
Mudança na pele
A pele das mamas pode sofrer várias alterações. Um deles é o que se conhece como “casca de laranja”, ou um alargamento visível dos poros. Além disso, pode ficar vermelho, aparece uma rugosidade que não existia antes, descama a pele e surgem novas dobras.
Mudança no mamilo
Os mamilos, como o resto da pele, podem ser escamados ou cobertos com casca de laranja. Os especialistas dizem que você deve estar atento a outras secreções além de leite (até mesmo sangue). Outro sinal é o afundamento do mamilo e dores na região.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: