logo
Comportamento e Relacionamento 04/09/2021

Manipulação: aprenda a identificar essa forma de abuso num relacionamento

A manipulação leva a vítima é levada a duvidar sobre as suas próprias ideias e memórias

Por : Redação

De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), a manipulação — também conhecida como gaslighting — é uma maneira de abuso na qual a vítima é levada a duvidar sobre as suas próprias ideias e memórias.

Saiba mais sobre o tema a seguir:

Como identificar a manipulação por parte do parceiro

Em entrevista ao portal especializado em saúde Health (em inglês), o psicólogo Ben Michaelis disse que o primeiro passo para identificar a manipulação é observar se há confusões para encobrir problemas no relacionamento.

A psicoterapeuta Stephanie Sarkis explica que os manipuladores “vão dizer abertamente que nunca disseram nada, ou nunca fizeram nada, mesmo que você estivesse lá como testemunha”.

Um hábito desses abusadores é chamar o parceiro de louco, exagerado ou muito emotivo.

Segundo o portal Psychology Today (em espanhol), outro sinal é acusar a outra pessoa de coisas que são da sua própria responsabilidade.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: