Comportamento e Relacionamento

Manipulação: aprenda a identificar essa forma de abuso num relacionamento

A manipulação leva a vítima é levada a duvidar sobre as suas próprias ideias e memórias

De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), a manipulação — também conhecida como gaslighting — é uma maneira de abuso na qual a vítima é levada a duvidar sobre as suas próprias ideias e memórias.

ANÚNCIO

Saiba mais sobre o tema a seguir:

Como identificar a manipulação por parte do parceiro

Em entrevista ao portal especializado em saúde Health (em inglês), o psicólogo Ben Michaelis disse que o primeiro passo para identificar a manipulação é observar se há confusões para encobrir problemas no relacionamento.

Recomendados

A psicoterapeuta Stephanie Sarkis explica que os manipuladores “vão dizer abertamente que nunca disseram nada, ou nunca fizeram nada, mesmo que você estivesse lá como testemunha”.

Um hábito desses abusadores é chamar o parceiro de louco, exagerado ou muito emotivo.

Segundo o portal Psychology Today (em espanhol), outro sinal é acusar a outra pessoa de coisas que são da sua própria responsabilidade.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também

  1. 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
  2. Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
  3. ‘Virgin River’: Netflix renova série de sucesso; programa terá 4ª e 5ª temporadas

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias:

Tags

Últimas Notícias