A hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns — e perigosas — da atualidade, pois o seu aparecimento pode levar a outros problemas de saúde.
ANÚNCIO
Ela é reconhecida como a condição em que os vasos sanguíneos mantêm uma pressão alta, capaz de danificá-los, e representa um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares — que matam 1,6 milhão de pessoas a cada ano nas Américas, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (em espanhol).
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
O diagnóstico de hipertensão
A hipertensão é reconhecida como um “inimigo silencioso”, pois os seus sintomas passam despercebidos em alguns casos.
No entanto, o médico José Antonio Donaire, da Sociedade Espanhola de Hipertensão, afirma que o diagnóstico é simples: basta medir a pressão.
Cansaço, dores de cabeça súbitas e aumento desnecessário da frequência cardíaca são alguns dos sinais para o diagnóstico da patologia.
Além disso, existem fatores que podem aumentar os riscos de sofrer hipertensão. Entre eles estão:
ANÚNCIO
- alcoolismo;
- desequilíbrios nutricionais;
- diabetes;
- estresse;
- ingestão elevada de sal;
- ingestão habitual de fast-food;
- obesidade;
- sedentarismo; e
- tabagismo.
A prevenção e o controle
Especialistas recomendam um check-up anual a partir dos 18 anos para cuidar da hipertensão.
Se você tem histórico familiar dessa doença, deve prestar atenção e tomar os cuidados necessários para evitar complicações.
Um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e atividade física regular, é a melhor forma de prevenção.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: