Saúde e Bem-estar

Estresse crônico aumenta o risco de desenvolver doença de Alzheimer, diz estudo

Quando o nível de estresse atinge níveis muito elevados, pode causar efeitos negativos no bem-estar

O estresse é a reação natural do corpo a um desafio ou a uma ameaça. O problema é que, quando o nível de estresse atinge níveis muito elevados, pode causar efeitos negativos no bem-estar.

Um estudo sugere que o estresse crônico desencadeia o Alzheimer, uma doença degenerativa na qual o cérebro encolhe, os neurônios morrem e ocorre uma deterioração progressiva.

O estudo

De acordo com a revista científica Biological Reviews (em inglês), cientistas pesquisaram o eixo hipotálamo-pituário-adrenal (eixo HPA). A função desse sistema é controlar processos biológicos e nos ajudar a reagir ao estresse.

Parte das funções do eixo HPA é a liberação de cortisol, o “hormônio do estresse”. Ou seja, quanto maior o estresse, mais cortisol é liberado.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos

O estresse aumenta o risco

Embora mudanças no eixo HPA tenham sido observadas nos casos de Alzheimer, os pesquisadores ainda não foram capazes de esclarecer quais são as mudanças genéticas ou ambientais que causam essas alterações.

Outro estudo, publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, os níveis excessivos do hormônio cortisol e as alterações cardiovasculares podem ser os principais responsáveis pela doença.

“O estresse pode aumentar o risco de Alzheimer em até 25%”, diz o estudo, que também revelou que pessoas de meia-idade que tendem a sofrer constantes ataques de estresse correm maior risco de desenvolver Alzheimer no futuro.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
  2. 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
  3. Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias:

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM