A vitamina D é vital para proteger e fortalecer o sistema imunológico. Porém, atualmente existe um boom da sua deficiência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
ANÚNCIO
O problema é conhecido como hipovitaminose D e pode levar a diversas complicações, principalmente do tipo ósseo, pois esse elemento promove a absorção do cálcio.
Os sistemas imunológico, muscular e nervoso dependem em grande parte dessa substância, que é produzida pelo corpo quando exposta aos raios solares, e que também é obtida através do consumo de alimentos como ovo e carnes.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
A deficiência de vitamina D
De acordo com o portal MedLinePlus (em inglês), as causas podem estar relacionadas à dieta, a um problema de má absorção dos alimentos e à pouca ou nenhuma exposição ao sol.
No entanto, também pode afetar o consumo de medicamentos. Da mesma forma, os rins ou o fígado não conseguem converter a substância em sua forma ativa no corpo.
Os sinais da deficiência de vitamina D
Embora acarrete vários problemas de saúde, a deficiência de vitamina D no corpo costuma ser assintomática. Por isso, é preciso estar atento a sinais que surgem, principalmente, quando a hipovitaminose D se mantém há muito tempo.
ANÚNCIO
Alguns desses sinais ou sintomas são cansaço ou fadiga, fraqueza muscular e dor, especialmente na região lombar e nos quadris.
As principais recomendações que os especialistas dão para a deficiência da substância é expor pelo menos 10 a 20 minutos nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, ter uma dieta rica em nutrientes com vitamina D — e tomar suplementos apenas se um médico prescrever.