Comportamento e Relacionamento

As doenças que você pode desenvolver por permanecer num relacionamento tóxico

Estudos mostram que o amor pode ser positivo para a saúde. Porém, num relacionamento tóxico, acontece o contrário

Estudos mostram que o amor pode ser positivo para a saúde. Porém, num relacionamento tóxico, acontece o contrário: surgem consequências negativas.

Por isso, é importante identificar se estamos nesse tipo de relação. Dessa forma, podemos identificar e interromper a tempo aquelas situações que não são saudáveis nem ​​para a nossa mente, nem para o nosso organismo.

Saiba mais:

Recomendados


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos

Os sinais de um relacionamento tóxico

As relações tóxicas muitas vezes são identificadas porque o casal não chega a acordos justos em que ambos tenham benefícios em igual medida — pelo contrário, um costuma se aproveitar do outro de forma consciente ou inconsciente.

Dessa forma, existem muitos tipos de comportamentos tóxicos, e entre eles podemos encontrar:

  1. Você se sente afastada da família e dos amigos: perde momentos que antes eram importantes para você.
  2. Você não tem o mesmo desempenho no trabalho/nos estudos: você não cumpre mais suas tarefas da mesma forma.
  3. Você deixa atividades de lado para ficar com o parceiro: parece que é preciso passar cada vez mais tempo com ele; porém, o resto das suas atividades são deixadas de lado.
  4. Você sofre violência: ameaças, insultos ou ataques estão presentes no relacionamento.
  5. Você abriu mão dos seus objetivos: o que sempre foi importante para você, você está deixando de lado e se concentra em melhorar o seu relacionamento.

A saúde do corpo

Além de todas as alterações no bem-estar mental que levam a transtornos como ansiedade, depressão e baixa autoestima, os relacionamentos tóxicos também afetam a nossa saúde física:

  1. Aumento da pressão arterial: aumenta as chances de ter um ataque cardíaco, derrame, doença renal ou morte prematura.
  2. Sistema imunológico deficiente: o estresse crônico fará com que suas defesas não funcionem de maneira ideal, o que o deixará mais sujeito a contrair vírus, bactérias e desenvolver doenças.
  3. Colesterol alto: isso ocorre porque muitas pessoas em relacionamentos tóxicos negligenciam os seus hábitos alimentares, de modo que outras condições surgem, como colesterol alto.

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também

  1. Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
  2. 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
  3. Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias:

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM