logo
Saúde e Bem-estar 02/06/2021

8 alimentos PROIBIDOS caso você tenha ansiedade ou depressão

Para evitar desânimo ou alterações de humor, pequenas mudanças podem ser feitas na nossa dieta

Por : Redação

A comida é essencial para a saúde. Isto é, o que comemos determina como nos sentimos. Para evitar desânimo ou alterações de humor, pequenas mudanças podem ser feitas na nossa dieta.

A seguir, você confere 8 alimentos que deve evitar para o bem da sua saúde mental.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela mais recente publicação da NOVA MULHER:


Suco de fruta

A melhor contribuição nutricional da fruta é a fibra. Mas, no momento em que você a consome como suco, ela se perde quase completamente. Em um suco, há apenas açúcar, o que pode causar oscilações de humor. É melhor comer a fruta inteira e beber muita água.

Refrigerante

O refrigerante aumenta os níveis de açúcar no sangue. Nesse caso, esse líquido nem mesmo fornece os nutrientes que o suco de fruta fornece.

Seguindo a mesma lógica, você pode pensar que as bebidas dietéticas não causariam um grande problema porque não contêm açúcar.

Embora você não tenha suas próprias alterações de humor depois de consumir muito açúcar, existem estudos que relacionam a ingestão regular dessas bebidas à depressão.

Pão branco

Farinha branca altamente processada também aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue, causando alterações de humor.

Se você não quer abrir mão do pão, é melhor consumir um feito com farinha de trigo integral, que é menos processada do que a branca.

Ketchup

Gostaríamos de pensar que o ketchup contém mais tomate do que qualquer outra coisa, mas essa não é a realidade.

A verdade é que tem mais açúcar e mesmo as versões light têm adoçantes associados a sintomas de depressão e ansiedade.

Álcool

O problema com o álcool é que ele perturba os padrões de sono e o resto do cérebro à noite. E as pessoas com ansiedade ou depressão sabem como pode ser difícil não dormir o suficiente.

Molho de soja

Essa recomendação é feita principalmente para pessoas que, além de depressão ou ansiedade, apresentam alguma intolerância ao glúten.

Se você tem algum tipo de sensibilidade a esta proteína do trigo, pode ser que depois de consumir soja sua energia e seu humor acabem, você se sinta cansado e sem querer nada.

Melhor procurar versões desse tempero que não contenham esse componente.

Comida processada

Frituras, embutidos e alimentos com muita gordura animal estão associados à produção de sintomas de ansiedade.

A recomendação é consumir produtos ricos em nutrientes e fibras, que são levemente digeridos e que não causam grandes alterações nos teores de açúcar.

Donuts

São o melhor resumo do que não deve ser consumido: muito açúcar, frituras, tem muita gordura (do tipo ruim), são feitos com farinha altamente processada e quase não têm fibra.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar um tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de jornalistas e redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: