A insegurança é um sentimento de ameaça e inadequação, e todas nós já nos sentimos assim alguma vez na vida. Embora seja normal ter dúvidas de vez em quando, é preciso ficar de olho na insegurança crônica, a qual pode sabotar os seus relacionamentos.
ANÚNCIO
Ela acaba com a sua paz e impede que você se relacione com as pessoas de uma forma autêntica e tranquila. Portanto, quando você começar a notar essa sensação de insegurança, há algumas coisas que você pode fazer.
As dicas, publicadas pelo portal Psychology Today, são de Jennice Vilhauer, diretora do programa de psicoterapia ambulatorial para adultos da Universidade Emory, nos Estados Unidos.
4 maneiras de parar de se sentir insegura nos relacionamentos
Faça um balanço do seu valor
Para se sentir mais segura em um relacionamento, é útil saber o que você tem a oferecer à outra pessoa. Você não precisa ter dinheiro ou estar sempre bonita para oferecer algo. A personalidade é muito mais importante.
“Concentre-se no que você oferece, em vez do que sente que falta; isso mudará sua perspectiva”, escreveu Jennice. “Se a outra pessoa não aprecia o que você tem a oferecer, é problema dela.”
Aumente sua autoestima
Pesquisas mostram que pessoas com mais insegurança nos relacionamentos tendem a ter uma autoestima mais baixa.
Sentir-se bem consigo mesma é um ganho para o relacionamento. Você começa a desfrutar da sensação de bem-estar que vem quando gosta genuinamente de si mesma.
ANÚNCIO
“E a autoconfiança é uma qualidade atraente que faz seu parceiro querer estar mais perto de você”, apontou a especialista.
Mantenha sua independência
Um relacionamento saudável é composto por duas pessoas saudáveis. Envolver-se excessivamente em um relacionamento pode levar a consequências ruins e a um senso difuso das suas próprias necessidades.
“Manter seu senso de identidade e cuidar das suas necessidades de bem-estar pessoal são as chaves para manter um equilíbrio saudável em um relacionamento”, explicou Jennice.
Confie em si mesma
Quando você confia em si mesma, sentir-se segura é quase uma consequência natural. Se encontrar esse tipo de confiança em você mesma parece muito difícil por conta própria, convém trabalhar com um profissional que possa ensiná-la a fazer isso.
Leia também
- O poderoso discurso de Michaela Coel, primeira mulher negra a ganhar prêmio como roteirista no Emmy
- ‘Young Royals’, série da Netflix, é renovada para a 2ª temporada
- O shake que Jennifer Aniston toma para ter uma pele incrível
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: