logo
Estilo de Vida 02/07/2021

3 ‘hábitos’ na cozinha que você precisa esquecer agora mesmo!

Pode ser que você esteja cometendo erros básicos que colocam em risco a sua saúde

Por : Redação

A higiene na cozinha é essencial para evitar doenças. Cuidar da contaminação cruzada e armazenar e descongelar carnes com segurança, por exemplo, são atitudes básicas.

Mas pode ser que você esteja cometendo erros básicos que colocam em risco a sua saúde. Confira o que são e por que você deve evitá-los:

Usar a mesma esponja para louça e móveis

Pode ser comum que, ao terminar de lavar a louça, use a mesma esponja para fazer uma limpeza mais profunda nas bancadas e mesas onde trabalhou. Mas os especialistas recomendam que você comece separando os panos e utensílios que usa para limpar.

Ao misturar superfícies, você corre o risco de causar contaminação cruzada com bactérias de superfícies e louças.


Leia também

Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:


Não lavar as mãos após manusear carne crua

Se estiver cozinhando com carne, seja de frango, porco ou boi, deve se preocupar em lavar as mãos toda vez que tocá-la.

Se você a tirou de um recipiente e a colocou sobre uma mesa, lave as mãos. Se você transferir da mesa para a panela, lave as mãos novamente

Isso porque a carne pode estar contaminada com bactérias ou diversos tipos de parasitas que desaparecem quando a carne é cozida, mas pode ser mantida nas superfícies.

Não limpar a pia de lavar louça

Segundo especialistas, esse seria o local mais sujo da sua cozinha. O microbiologista Charles Gerba afirma, em artigo na Food & Wine (em inglês), que há mais bactérias na pia de lavar louça do que qualquer outra área do cômodo.

Por isso é fundamental que você mantenha este ponto da cozinha limpo e desinfetado, para que da próxima vez que você lavar a louça ou qualquer outro produto esteja bem limpo.


⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.


Leia também


Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.


Siga-nos

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: