Nos últimos dias, diversos estados do Brasil estão registrando recordes de altas temperaturas. Com isso, é muito difícil realizar atividades básicas do dia a dia, como trabalhar, praticar atividades físicas e até dormir.
ANÚNCIO
Descansar nos dias quentes parece verdadeiramente uma missão impossível. De acordo com o portal Melhor Com Saúde, quando a temperatura é alta, afeta nosso ritmo biológico e, por isso, muda a estrutura normal do sono.
No entanto, existem coisas básicas que você pode fazer na hora de ir para a cama e que te ajudam a dormir melhor. Sendo assim, que tal conhecer algumas agora mesmo? Confira 8 a seguir, de acordo com o mesmo portal.
1. Beber muita água
Sem dúvidas, muitos sabem a máxima que indica “beber 2 litros de água por dia”. Porém, quando faz muito calor você deve aumentar o consumo de líquidos, já que as altas temperaturas nos fazem transpirar mais e, por isso, nos desidratamos mais rápido ainda que não façamos exercícios.
Se você estiver “úmida” por dentro e não sentir sede é provável que durma melhor. Igualmente é recomendável deixar um copo ou garrafa com água na mesinha caso de madrugada precise beber.
2. Manter o quarto refrigerado
Não é necessário que se transforme em um congelador mas, pelo menos, que a temperatura neste ambiente seja menor que os 26ºC. Se você não tiver ar condicionado, há muitas maneiras criativas de refrigerar um quarto, por exemplo, ligar o ventilador e colocar um recipiente com cubos de gelo na frente.
Também é aconselhável que durante o dia você não abra as cortinas e as janelas e que só faça isso de madrugada ou nas primeiras horas da manhã.
ANÚNCIO
3. Jantar coisas leves
É verdade que durante os dias quentes comemos menos e o cardápio é mais leve. Porém, é preciso também ingerir pouca quantidade de alimentos se você deseja conciliar o sono mais facilmente.
Opte por frutas frescas, iogurtes, sorvetes, sucos e vitaminas ao ir para a cama, evite as refeições pesadas, muito picantes ou condimentadas, também não é bom consumir café ou refrigerantes com cafeína, e cuidado com o consumo de álcool.
4. Não praticar exercícios a tarde
A atividade física é necessária em todo momento do ano, mas durante os dias quentes é preciso ter em conta a hora adequada para se exercitar. Se você sair para correr, andar de bicicleta ou vai para a academia, é melhor que isso aconteça pela manhã.
Você não pode pela manhã? Então não espere até a última hora da noite. É aconselhável que, pelo menos, passem 3 a 4 horas para ir dormir. Existe a crença de que o esporte nos ajuda a conciliar o sono mas, na realidade, causa excitação no organismo.
5. Escolher as roupas adequadas
Dormir nua não será totalmente uma boa ideia, porque a temperatura corporal cai de madrugada e no outro dia você pode levantar com resfriado ou dores musculares. Por isso, deve escolher um pijama leve (se possível de algodão).
Também preste atenção nos lençóis e almofadas, porque em muitos casos geram calor ou fazem você transpirar ainda mais. Nada de cetim ou seda. O melhor é algodão, sempre.
6. Tomar duchas mornas
Você pode tomar uma ducha bem antes de ir para a cama. Mas opte pela água morna em vez da fria para que o organismo não sofra tanto a diferença de temperatura e comece a transpirar assim que você acabar de sair do banho.
7. Desligar todas as luzes e aparelhos
Isto não só diminui a temperatura do quarto como também ajuda a relaxar. Os aparelhos eletrônicos também não devem ficar em modo de espera ou standby, já que com isso continuam emanando calor e gastando energia.
8. Aplicar compressas molhadas
Pouco antes de ir dormir, molhe alguns panos com água morna e aplique nas regiões sensíveis ao calor, por exemplo, a nuca, o rosto ou as axilas. Verá como começa a sentir o alívio em um instante. Isto se deve ao fato de que o frio desencadeará um processo denominado vasoconstrição, que diminuirá a temperatura.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.