Os emojis são uma parte essencial do nosso dia a dia. Os textos que enviamos pelo WhatsApp, os comentários que publicamos nas redes sociais ou as postagens que fazemos em diferentes plataformas geralmente contêm a presença de algum pictograma na maioria das vezes.
ANÚNCIO
Estes símbolos gráficos, que vão desde os clássicos rostinhos, passando pelos animais e elementos da natureza até objetos astronômicos, entre muitos outros, nos permitem reforçar as emoções, sentimentos e pensamentos que queremos transmitir aos outros no mundo virtual.
O emprego deles é tão difundido e comum que há quem pense que a ausência deles em um texto indica que a outra pessoa está irritada ou chateada; no entanto, nem todos os usuários interpretam esses ícones reconhecidos da mesma maneira. Isso é o que acontece com o macaco que cobre os olhos.
Alguns internautas o usam para expressar vergonha, enquanto outros o enviam em cenários românticos. Mas, afinal, o que isso realmente significa? Se quiser decifrá-lo, continue deslizando para descobrir o significado padrão deste famoso e versátil emoji.
O significado do emoji do macaquinho com os olhos tapados 🙈
Emojipedia, a enciclopédia de emojis há vários anos, explica em seu site que o macaco que aparece cobrindo os olhos com as mãos é uma representação do macaco que não vê o mal, também conhecido como Mizaru, que faz parte dos ‘Três Macacos Sábios’.
De acordo com a bíblia dos pictogramas, esses macacos simbolizam o provérbio “não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”, que geralmente é entendido como um convite à discrição ou ignorância voluntária. Quanto ao emoji, seus usos no mundo digital se afastam de sua origem.
O site afirma que costuma ser enviado como “uma forma lúdica de transmitir riso, incredulidade e vergonha de ‘Não posso acreditar no que estou vendo!’ ou ‘Não consigo suportar olhar!’.” Emojiterra, outra página dedicada a compilar significados de emojis, inclui uma definição semelhante.
De acordo com o portal, o ‘Macaco com os olhos tapados’, nome oficial deste símbolo, geralmente “expressa o desejo de evitar ou ignorar algo indesejável ou embaraçoso. Pode transmitir um senso de evasão brincalhona, negação de reconhecer algo, ou uma maneira lúdica de expressar vergonha”.