Sexualidade

Tudo o que você precisa saber sobre a pílula do dia seguinte

Atente-se aos detalhes deste método

Tudo o que você precisa saber sobre a pílula do dia seguinte (Reprodução: Pexels)

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência utilizado para evitar uma gravidez após uma relação sexual desprotegida ou falha no uso de outro método contraceptivo.

ANÚNCIO

Ela é uma forma de prevenir a gravidez, mas não deve ser usada como método regular de controle de natalidade.

Saiba mais:

Como Funciona?

A pílula do dia seguinte contém hormônios, como o levonorgestrel ou acetato de ulipristal, que interferem no processo de ovulação. Dependendo do momento do ciclo menstrual em que é tomada, ela pode atrasar ou inibir a liberação do óvulo, impedindo que ocorra a fertilização.

Em algumas situações, também pode alterar o revestimento do útero, dificultando a implantação do óvulo fecundado.

Quando Tomar?

ANÚNCIO

A pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível após a relação desprotegida. Existem dois tipos principais:

Levonorgestrel: Deve ser tomada dentro de até 72 horas (3 dias) após a relação sexual. A eficácia é maior quanto mais cedo for administrada, chegando a 95% nas primeiras 24 horas.

Acetato de Ulipristal: Pode ser tomada até 120 horas (5 dias) após a relação sexual, com eficácia superior à pílula de levonorgestrel nas últimas 48-120 horas.

Efeitos Colaterais:

Náusea e vômito

Tontura

Dor de cabeça

Sensibilidade nos seios

Alterações no ciclo menstrual, como menstruação antecipada ou atrasada

Se você vomitar dentro de duas horas após tomar a pílula, pode ser necessário tomar outra dose.

Para proteção contínua e eficaz, é fundamental discutir com um profissional de saúde os métodos contraceptivos mais adequados para o seu perfil.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias