Os emojis foram criados por Shigetaka Kurita durante a década de 90 para enriquecer as conversas no mundo digital. O designer japonês criou 176 desenhos, incluindo pictogramas que simbolizavam emoções, comida, condições climáticas e outros conceitos. Com o passar dos anos, a fama dos ícones foi crescendo e se expandindo para as diferentes plataformas em todo o mundo, até se tornarem o que são hoje em dia: uma espécie de linguagem universal e uma parte essencial para nossa comunicação dentro do mundo virtual.
ANÚNCIO
Hoje em dia, existem cerca de 4.000 desses símbolos para nos ajudar a adicionar expressividade, contexto visual e clareza às nossas mensagens escritas em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e redes sociais. Nem todos são óbvios em relação ao seu significado.
Por isso, podem ser mal interpretados ou usados de maneiras incorretas. Tal é o caso do emoji de baleia esguichando água que encontramos no aplicativo da Meta, se você não sabe o que significa a figura deste animal marinho, mas quer descobrir para saber quando enviá-la, continue deslizando.
O que significa o emoji de baleia soprando água no WhatsApp?
Emojipedia, um site dedicado a reunir informações e histórias sobre emojis, afirma que a adorável baleia caricata que aparece de perfil com a cauda erguida e expelindo água pelo espiráculo é frequentemente usada em conversas com um tom afetuoso.
A ‘bíblia’ dos pictogramas não oferece mais detalhes sobre seu significado. No entanto, Emojiterra garante que é usado para “simbolizar aspectos relacionados com o oceano, a vida marinha, o grande tamanho” ou “indicar que alguém está feliz e satisfeito (como se estivessem desabafando)”.
De acordo com o site, este emoji também é usado para “representar a observação de baleias ou para denotar que alguém é um ‘colosso’ em algo, brincando com a palavra ‘baleia’ como uma característica imponente ou notável”, explica.
‘Baleia esguichando água’, o nome oficial desta figura, foi aceito como parte do Unicode 6.0 em 2010, mas foi adicionado ao Emoji 1.0 cinco anos depois. No entanto, no WhatsApp, o cetáceo só chegou ao catálogo de emojis em 2017.