Estilo de Vida

O toliamor veio para substituir o poliamor? Em que consiste e como afeta os relacionamentos

Parece que o poliamor ficou para trás e um novo tipo de relacionamento o substituiu

Pareja toliamor
Casal Toliamor chegou em 2024 para substituir o poliamor (Katie Salerno/Pexels)

Nos últimos anos, tem-se falado muito do poliamor, essa relação que envolve várias pessoas ao mesmo tempo e é aceita por todos os envolvidos. Famosos como Willow Smith e Bella Thorne têm falado abertamente sobre esse tipo de relacionamento que praticam, o que gerou grande polêmica, mas agora surgiu outro tipo de relacionamento para substituí-lo.

ANÚNCIO

Trata-se do toliamor, um novo tipo de relacionamento que também está gerando discussão e indignação entre as pessoas que preferem a monogamia.

O que é o toliamor e como afeta os relacionamentos

O toliamor é um termo criado pelo colunista sexual e podcaster norte-americano Dan Savage, que combina as palavras ‘tolerar’ e ‘poliamor’.

Consiste em que um ou ambos membros do casal devem tolerar os relacionamentos íntimos e românticos do outro fora da relação, sem precisar consultar ou falar sobre isso, e claramente não podem se incomodar com isso. Ou seja, é um relacionamento monogâmico, conhecido socialmente, que permite que o parceiro tenha relações de qualquer tipo com outra pessoa sem precisar avisar a ela ou a ele, e simplesmente aceitar esse tipo de relacionamento sem sentir ciúmes, brigar ou reclamar.

"É alguém disposto a fazer vista grossa para uma dança picante ou uma breve aventura depois de anos de casamento. Eles se concentram apenas nas maneiras como seu cônjuge demonstra seu compromisso e mostra seu amor", explicou Savage em seu podcast Savage Lovecast.

Claramente, para chegar ao poliamor, isso deve ser discutido pelo casal; se ambos concordarem, então têm permissão para que aconteça. No entanto, nem sempre corre bem e existe o risco de que um dos dois, ao ver o seu parceiro com outra pessoa, sinta ciúmes e a relação se arruine, pois não é a mesma coisa dizê-lo do que fazê-lo.

Também pode acontecer do casal sentir que o outro está prestando mais atenção a essa outra pessoa e não se sentir bem ou confortável, ou até mesmo se sentir substituído, por isso é prudente conversar e chegar a um acordo, ou estabelecer limites e regras.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias