Saúde e Bem-estar

Quanto tempo deve durar a soneca reparadora perfeita?

Especialistas dão dicas para recuperar as energias durante o dia sem atrapalhar seu relógio biológico

Pessoa tirando cochilo no sofá
Estudos identificaram o tempo ideal para a soneca ser perfeitamente reparadora. Faça o teste e veja os resultados. Imagem: Pexels

Há pessoas que pensam que a soneca perfeita não existe na vida real. Isso acontece porque se a soneca for errada, você acordará mais cansada ou atrapalhará seu ciclo circadiano.

ANÚNCIO

Mesmo que você não acredite, há estudos científicos que analisaram o tempo que a soneca perfeita deve durar.

A maioria dos estudos concordam que é possível descansar de maneira saudável, no período da tarde, quando a soneca dura cerca de 25 minutos. Continue lendo para conhecer mais.

Quantos minutos devo tirar de soneca?

O tempo para a soneca dependerá de cada pessoa. Os hábitos de cada pessoa e o tipo de descanso que cada um precisa.

Porém, a recomendação que serve para todos é evitar que o corpo entre no estágio de sono profundo. Isso significa que a soneca não deve durar mais do que meia hora.

O motivo para essa limitação é que durante o sono o corpo passa por fases que se repetem até a hora de acordar.

La siesta atenta contra el peso cuando se realiza más del tiempo estipulado.
A soneca deve ser limitada a, no máximo, 30 minutos. Foto: referencial.

Conhecendo esses estágios a NASA realizou testes e identificou que a soneca deve durar 26 minutos. O sono nessa duração melhorou o rendimento em 34% e o estado de alerta em 54%. Os testes serviram para pilotos de avião que viajam longas distâncias.

ANÚNCIO

Quanto tempo deve durar a soneca segundo a idade

Outra variável é a idade da pessoa. Para crianças com menos de 5 anos, a soneca pode durar até 2 horas. Na adolescência entre 30 e 60 minutos.

Para adultos, como mencionado acima, a soneca não deve passar dos 30 minutos. E em idosos, o correto é evitar a soneca porque pode interferir intensamente no sono e teria grande potencial de gerar distúrbios do sono como insônia.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias