Falar sobre os sentimentos muitas vezes se torna um desafio nos relacionamentos, algo que não tem a ver com o nível de amor que a pessoa sente por você, mas sim com seu tipo de apego, criação e comportamentos adquiridos ao longo do tempo.
ANÚNCIO
Na verdade, estudos como o realizado pela American Psychological Association sugerem que as diferenças de gênero na comunicação emocional estão profundamente enraizadas na socialização e nas normas culturais.
Todos nós já ouvimos que ‘homens não choram’ ou que devem ser sempre fortes, o que, a longo prazo, pode limitar sua capacidade de se abrir e compartilhar seus sentimentos. Como sociedade, levamos os homens a reprimir suas emoções, o que acaba prejudicando tanto a eles mesmos quanto seus relacionamentos a longo prazo.
Por exemplo, pesquisas da Universidade de Nova York relatam que homens que evitam expressar seus sentimentos tendem a experimentar níveis mais altos de ansiedade e depressão.
O que significa quando o seu parceiro tem dificuldade em falar sobre os seus sentimentos?
Se o seu parceiro se sente desconfortável ao falar sobre suas emoções, isso pode dever-se a limitações aprendidas na juventude ou a experiências anteriores em que se abrir resultou em consequências negativas. De acordo com o psicólogo Dr. John Gottman, uma das chaves para construir uma boa comunicação no casal é criar um ambiente onde ambos se sintam seguros para se expressar sem medo de serem julgados ou ridicularizados.
Outros fatores incluem ter um apego evitativo, o que é chave em pessoas que geralmente se sentem desconfortáveis com a proximidade emocional e podem reprimir suas emoções. Além disso, as dificuldades em falar sobre os sentimentos podem estar relacionadas a pensamentos disfuncionais. Por exemplo, uma pessoa pode pensar que expressar suas emoções é um sinal de fraqueza ou que seus sentimentos não são válidos.
Como ajudar sua parceira a se abrir mais emocionalmente?
Escolha momentos tranquilos e apropriados para ter conversas importantes. Use uma linguagem compreensiva e não acusatória, utilize o ‘eu’ em vez do ‘você’. É melhor dizer ‘me sinto preocupada quando não compartilha seus pensamentos’ em vez de ‘você nunca fala sobre seus sentimentos’.
Além disso, considere usar atividades que promovam a comunicação. Fazer uma atividade em conjunto, como caminhar ou cozinhar, pode ajudar a que se sintam menos pressionados pela conversa. Também é essencial modelar a vulnerabilidade; se você compartilhar seus próprios sentimentos, pode ser mais fácil para ele se abrir.