Muitas vezes, o mais complicado dos relacionamentos não é o processo de conquista ou convivência, mas sim terminá-los, pois milhões de pessoas são invadidas pelo medo e ansiedade, o que dificulta tomar uma decisão que lhes traga paz. Algumas pensam que o romance ainda pode ser salvo, mas na realidade recebem sinais diários do contrário.
ANÚNCIO
A psicóloga Aranzazú Morales, especialista em separações e criadora do plano ‘Por e Para Mim’, conversou com os atores Juan Soler e Paulina Mercado, em seu podcast ‘Em casal 2′, sobre os relacionamentos amorosos que estão chegando ao fim, quais são os sinais e quando é o momento ‘ideal’ para acabar com tudo.
Morales afirmou que é preciso se perguntar: "o que me dá mais paz: ficar ou ir embora?" E dar importância a essa dúvida que está surgindo. Ela afirmou que tudo começa a se deteriorar quando cada um segue por caminhos diferentes: um para a direita e outro para a esquerda.
“Quando devo assumir isso? Quando é que esta questão de ‘fico ou vou’ chegará ao fim? (preciso dar um fim a isso). Depois de cerca de seis meses ou um ano (pensando em tomar essa decisão). Depois disso, você não está lutando por mais nada, é apenas suportar. O que está segurando? A família? O medo de dizer que tudo acabou? O medo de ferir os filhos? O medo de não poder lidar sozinha? O medo do que os outros vão dizer? Ou a falta de rede de apoio?”, detalhou a especialista em relacionamentos.
Sinais de que você deve terminar esse relacionamento
Aranzazú partilhou alguns indicadores que estão sinalizando que é hora de sair de lá e começar uma nova vida, mesmo que isso signifique começar do zero e sem nada.
1. Não há acordos
Se já não há consenso, nem negociação, e você está cansada e entra nesse cansaço de não saber se pedir porque parece que nada acontece, é um dos sinais claros para se retirar.
2. Perde-se o interesse
Ele explicou que se uma das partes sentir que não há interesse; que se comunica, mas não acontece nada, que pede e não é ouvida, e que se sente como se estivesse falando com uma parede, então não há muito a ser resgatado da relação.
ANÚNCIO
3. As terapias de casal não têm efeito
Mesmo que esteja indo para a terapia, se isso já está te sobrecarregando, pois também não há estímulos ou resposta de felicidade.
4. Não há vontade
Quando nenhuma das partes faz o mínimo esforço para manter o amor, quando nenhum dos dois quer dar, mas também não dá o passo para terminar.
A psicóloga aconselhou a não dizer que não há mais amor, interesse ou que não traz felicidade, pois isso pode despertar feridas de inadequação, rejeição e abandono na outra pessoa e piorar a situação. O mais ‘adequado’ é cuidar desse momento e dizer: “Eu já terminei esta relação, não quero mais continuar, quero ir embora”. E acrescentou que sempre haverá dor, mas é melhor causar o mínimo de danos possível.