Estilo de Vida

Como é que o seu cabelo pode conectá-lo com a sua energia vital?

O cabelo é muito mais do que apenas uma característica física; é uma manifestação da nossa conexão espiritual

Mujer con cabello largo
Mulher com cabelo comprido Foto: freepik

Nas culturas e tradições ancestrais, o cabelo é considerado uma extensão de nossa energia vital e uma manifestação de nosso ser interior. Representa força, identidade e uma conexão espiritual inquebrável. Os rituais relacionados com o cabelo, como cortar, pentear ou trançar, podem ter efeitos profundos no bem-estar emocional e espiritual, por exemplo, cortar o cabelo pode simbolizar um novo começo ou a libertação de energias negativas do passado.

ANÚNCIO

Cuidar e honrar o nosso cabelo é, em muitos sentidos, um ato de autocuidado e autoaceitação, uma forma de nos conectarmos com nossa essência, apreciar nossa individualidade e reconhecer a beleza que possuímos.

Os estilos de penteado e enfeites específicos indicam pertencimento a uma comunidade. Em Otavalo, tanto homens quanto mulheres usam cabelos longos e os enfeitam com fitas e outros adornos tradicionais, como parte de sua vestimenta e símbolo de orgulho cultural.

"Minha avó costumava ver quando a lua estava em seu ponto para cortar nossos cabelos, e era algo mágico"

Conversamos com John Picuasi, estudante universitário que faz parte da comunidade indígena de Carabuela na paróquia de Ilumán, localizada em Otavalo e conhecida por seus yachags, sábios curandeiros tradicionais.

Ele mencionou que em sua comunidade, as mulheres não fazem tranças, mas sim fitas, ou seja, enrolam o cabelo em uma fita ao longo dele e quanto mais forte e grosso ficar, demonstra maior fertilidade e vitalidade. "As garotas sempre cuidam de seus cabelos para que fiquem mais grossos e bonitos", comentou Jhon.

Comunidades de Otavalo
Comunidades de Otavalo Foto: Facebook Otavalo - Fotografía

Ele também nos contou sobre uma cerimônia especial realizada para marcar a transição de uma menina para mulher, onde um tufo de cabelo é cortado e depois queimado com incenso. "Isso é feito por volta dos 13 anos de idade", disse. Da mesma forma, os yachags costumam estar presentes na cerimônia, este ritual é semelhante à festa de 15 anos de origem ocidental, comparou John.

Comunidades de Otavalo
Comunidades de Otavalo Foto: Facebook Otavalo - Fotografía

Por outro lado, para os homens, o cabelo longo e bem cuidado representa vigor e força. Jhon mencionou que em sua comunidade costumam cortar 5 cm de cabelo na lua minguante a cada três ou quatro meses e também lembrou que sua avó costumava saber quando a lua estava no ponto certo antes de cortar o cabelo.

ANÚNCIO

O que significa quando a comunidade corta o cabelo de alguém?

Quando alguém comete uma falta, o cabelo é cortado para mostrar que teve más ações, já que se o cabelo comprido representa algo bom, neste caso, ao cortá-lo, refere o contrário. "Isso mostra que você não é uma boa pessoa", disse Jhon.

Trançar o cabelo cria um laço de conexão

Jhon nos disse: “A ideia de que ao fazer uma trança você está formando um vínculo, ou seja, mãe e filho ou esposa e marido, tem sido mantida”. Esse vínculo não só reflete uma conexão profunda, mas é especialmente fortalecido em casais, onde cada trança ou fita, no caso das mulheres, se torna um símbolo de união e compromisso mútuo.

Segundo Jhon, nem qualquer pessoa pode tocar o cabelo de alguém; apenas aqueles que têm um lugar especial em sua vida e estão profundamente conectados podem fazê-lo. Esse ato de trançar o cabelo se torna, portanto, uma manifestação de proximidade e relacionamento que une as pessoas.

Mujer de Otavalo
Mujer de Otavalo Foto: Facebook Otavalo - Fotografía

Cabelo e nossa dualidade interna

Decidimos perguntar a Jhon sobre a risca no meio do cabelo e, curiosamente, ele mencionou que isso simboliza a dualidade da vida, separando dois lados da mesma pessoa. Ele nos deu como exemplo que, na visão de mundo de sua comunidade, há dualidade representada, por exemplo, pelo dia e pela noite ou pelo sol e pela lua, é assim que a risca no meio do cabelo simboliza nossas ideias e pensamentos; bons e maus.

Através do cuidado consciente do nosso cabelo, podemos promover uma maior conexão com o nosso ser interno e com o fluxo natural de energia que nos rodeia. Honrar e cuidar do nosso cabelo é uma forma de nutrir a nossa alma e manter-nos conectados com a nossa verdadeira essência.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias