Embora possa parecer absurdo, há pessoas que não sabem como reagir a um elogio e, na verdade, pode ser uma experiência desconfortável ou estressante. Calma, não há nada de ‘errado’ em você ou algo desajustado, simplesmente não está acostumada a receber palavras de afirmação dos outros.
ANÚNCIO
Isso acontece quando você geralmente cresce em um ambiente onde você não foi elogiado demais pelo que é, faz, cria ou alcança, mas sim foi autocrítico ou insatisfeito.
Isso faz com que na idade adulta não saibamos lidar com palavras bonitas, sem sentir que estamos projetando falsa modéstia, desconforto ou arrogância. Pior ainda, quando isso abala nosso mundo emocional e nos dá vontade de chorar, nos deixa desconfiados ou sentimos que é mentira.
Por que não sabemos reagir aos elogios, conforme a psicologia?
Está relacionado com problemas de autoestima. Quando não fortalecemos o amor-próprio, temos percepções ou crenças negativas sobre nós mesmos, as quais procuramos confirmar com as coisas que nos acontecem, ou nossos relacionamentos interpessoais.
Por isso, quando alguém nos elogia e não está conforme o que pensamos de nós mesmos, pode ser desconfortável. Por exemplo, se sente que não se saiu bem numa apresentação de trabalho devido à síndrome do impostor, é comum não saber como reagir ao ser contradito nas suas crenças por um colega.
“Se acreditarmos que somos realmente indesejáveis, ouvir elogios sobre o quão capazes somos pode parecer uma configuração para decepções futuras”, alertam do Psycology Today.
"Uma pessoa com baixa autoestima tem mais chances de usar mecanismos de defesa inconscientes ao ouvir elogios", apontam, sendo muito comuns atitudes como desconsiderar o que a outra pessoa disse.
ANÚNCIO
O que fazer para mudar isso? Agradecer e acrescentar o impacto positivo que teve em você ou reconhecer a boa intenção, acompanhado de uma linguagem corporal adequada. Evite iniciar uma batalha de elogios e não minimize ou questione a veracidade das palavras que lhe foram ditas.
Por exemplo: “Obrigado, fico feliz em saber disso”, “Obrigado, isso me motiva a continuar melhorando”, “Obrigado, eu aprecio o gesto gentil”; até que se torne um hábito melhor.