Um dos maiores desafios que as mães têm com seus filhos é fazer com que eles as escutem para se comportarem bem e não as vejam como inimigas. E chega uma idade em que geralmente começam as birras e não importa o que você diga, eles não vão ouvir e terão a pior imagem de você, pois acham que só quer dar ordens.
ANÚNCIO
No entanto, isso não precisa ser assim e vamos te dizer quais são as chaves para evitar discussões ou brigas, e fazer com que seu pequeno te obedeça.
O que fazer para que ele te ouça e não te veja como sua inimiga
Não o repreenda, o apresente os riscos e consequências
Uma das chaves para que seu filho não discuta com você e obedeça é não repreendê-lo, pois isso só fará com que ele te veja como sua inimiga.
O melhor é expor ou apresentar os riscos ou consequências de fazer ou não fazer o que você está dizendo a ele, para que ele mesmo perceba o que deve fazer.
Seja flexível e ouça-o
Também é importante que você seja flexível e ouça o ponto de vista do seu filho, e não apenas queira impor sua decisão ou opinião, pois o que ele pensa também é válido. Dessa forma, você conseguirá acordos e concessões e obterá mais resultados do que se impuser o que deve ou não deve fazer, pois também quer ser ouvido e isso fará com que adote uma atitude melhor.
Outra forma de fazer com que seu filho ou filha te ouça é falando de forma positiva e sem gritar, e não de forma negativa. Ou seja, não grite com ele e não diga “não faça isso”, mas sim diga o que ele deve fazer e de forma gentil, e você obterá melhores resultados.
Outra forma de fazer com que o seu pequeno obedeça e não se sinta mal ou faça birras é dar-lhe opções para que ele possa escolher.
Isso fará com que ele perceba que a sua opinião importa, que ele tem opções e não uma imposição da sua parte, e será uma experiência melhor para ele, fazendo com que ele te veja como amiga e não como inimiga.