Estilo de Vida

As 3 formas mais eficazes de eliminar o mofo branco das plantas

‘Sclerotinia’ é uma doença que afeta as plantas durante o inverno e a primavera

Cómo eliminar el moho blanco de las plantas.
Plantas Como remover o mofo branco das plantas. (Freepik)

Se você é uma daquelas pessoas que adoram plantas e tem uma grande variedade em casa, com certeza em alguma oportunidade teve que lutar contra o mofo branco que cobre parte da terra e, em outros casos, até pode invadir as folhas e o caule. Sem dúvida, esse aspecto esbranquiçado não é um bom sinal, então é necessário procurar tanto as causas quanto a forma de erradicá-lo para que não apareça novamente.

ANÚNCIO

De acordo com o site especializado, El club de las plantas, isso se deve à presença do fungo “Sclerotinia ou mofo branco, uma doença que afeta plantas e cultivos, especialmente durante o inverno e a primavera. Pertence à família dos necrotróficos, um tipo de fungo que age primeiro como parasita, absorvendo os nutrientes da planta até matá-la e, não satisfeito com isso, uma vez morta, como também é um fungo saprófita (alimentam-se de matéria orgânica morta de origem vegetal)”.

Não importa se a planta está em um espaço fechado ou ao ar livre, pois uma das razões pelas quais ela aparece é a presença de um fungo que surge em condições de alta temperatura e umidade. Se não for tratado a tempo, quando parece uma espécie de pelugem, esse fungo se concentra mais e se espalha tanto no solo quanto no resto da planta.

O oídio, também conhecido como míldio, prospera em ambientes úmidos e quentes, especialmente quando há pouca ventilação e as plantas não recebem luz solar suficiente. Outro fator que contribui para sua ocorrência é o excesso de nitrogênio, que muitas vezes está presente no fertilizante.

Sintomas e como evitar que apareçam

"O primeiro sintoma aparece em folhas e caules. Se deteta caules murchos ou manchas castanhas em folhas, pétalas ou botões, é provável que a sua planta esteja infetada. Outro indicador claro para reconhecer o mofo branco é a aparição de massas algodonosas nos caules ou no substrato próximo e a presença de esclerócios nas plantas e dentro dos caules das plantas", detalharam em El club de las plantas.

O primeiro passo para evitar que isso aconteça é melhorar a circulação de ar, garantir que as plantas estejam bem espaçadas e haja uma boa ventilação. Também é importante garantir a rega adequada, evitando molhar as folhas e regando de manhã cedo para que as folhas tenham tempo de secar. Certifique-se de que as plantas recebam luz solar direta suficiente.

Como remover o mofo branco sem danificar a planta

É vital que a planta seja colocada em quarentena, pois os esporos do fungo podem se deslocar grandes distâncias e colonizar o restante. Em seguida, é necessário aplicar um fungicida, que você pode comprar no mercado ou preparar em casa. Existem três formas eficazes que podem te ajudar:

ANÚNCIO

1. Leite: misture 1 parte de leite x 3 partes de água. Despeje a solução em um borrifador e aplique generosamente.

2. Bicarbonato de sódio: Como os fungos têm facilidade em viver em um ambiente ácido, e o bicarbonato de sódio tem um pH natural em torno de 8, ou seja, um pH alcalino, age como um veneno para os fungos. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com uma colher de chá de sabão neutro natural em um litro de água.

3. Bicarbonato de Potássio: Misture uma colher de chá de bicarbonato de potássio com uma colher de chá de sabão neutro natural e um litro de água. Você também pode usar óleo de neem, alho, vinagre ou canela.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias