Estilo de Vida

Inverno: Essas dicas vão ajudar você a cuidar das suas plantas de interior na estação mais fria do ano

Colocar as plantas nos espaços da casa onde entra mais luz natural é uma medida fundamental na estação fria, por exemplo.

Plantas em casa
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Há algumas semanas, uma das estações do ano mais queridinhas entre as pessoas começou no Brasil: o inverno. Marcado por noites mais longas e dias mais curtos, ele é caracterizado pela enorme queda das temperaturas no país.

ANÚNCIO

E uma coisa que muitas pessoas provavelmente não sabem é que, o clima frio, a umidade e algumas estratégias para manter a casa aquecida, podem ser uma grande ameaça para as plantas de interior.

Embora seja aconselhável rever os cuidados específicos de cada espécie, existem algumas orientações gerais de cuidados com as plantas domésticas. Sendo assim, que tal conhecê-las agora mesmo? Confira 7 a seguir, extraídas do portal Mejor Con Salud:

1. Encontre a luz solar

Encontrar os espaços da casa onde entra mais luz natural é uma medida fundamental na estação fria. As plantas devem ser deslocadas para aquela área, tomando cuidado para não as deixar expostas a rajadas de ar gelado.

Também é necessário girá-las para que recebam luz em toda a sua extensão, o que evita que alguns galhos se estiquem mais do que outros. Se ainda for insuficiente, existem luzes artificiais que podem ajudar.

2. Verifique os níveis de umidade

Os níveis de umidade tendem a cair no interior das residências durante o inverno. Isso afeta diretamente muitas espécies de plantas que necessitam de uma quantidade média ou alta.

É possível evitar esses danos de diversas maneiras, como, por exemplo, inserir um pedaço de madeira ou um dedo no solo para saber o estado do vaso. Se estiver seco ao ser removido, a umidade deve ser aumentada.

ANÚNCIO

Pode-se também vaporizar ou borrifar água nas partes superiores da planta, além de manter o substrato úmido. Outra estratégia é mover as plantas para partes da casa onde circula mais umidade.

3. Reduza a irrigação

De modo geral, as plantas de interior no inverno requerem níveis mais baixos de irrigação. Trata-se de conseguir um equilíbrio entre a falta de umidade e a menor necessidade de água.

A rega excessiva pode apodrecer as raízes ou causar doenças como o aparecimento de fungos. Vale lembrar que, dependendo de cada tipo de planta, as necessidades variam. Algumas espécies, como os cactos e seus derivados, toleram melhor a seca, enquanto as tropicais necessitam de regas esporádicas, mesmo no inverno.

4. Afaste-as do aquecimento

Uma das maiores ameaças às plantas neste momento é o uso de aquecedores. É importante mantê-las afastadas de fogões, fornos e radiadores, para que não sofram mudanças bruscas de temperatura.

Você deve tentar regular o meio ambiente para que o clima flutue entre 15 e 20 graus Celsius. Principalmente à noite, quando os aparelhos de aquecimento costumam desligar.

5. Limite o uso de fertilizantes

Muitas plantas de interior reduzem ou interrompem o seu crescimento no inverno. Por este motivo, a aplicação de fertilizantes não é necessária, embora seja possível no final da safra. Desta forma, elas estão preparadas para o período vegetativo da primavera.

6. Poda e transplante

Algumas pessoas aproveitam para podar e transplantar seus jardins internos. Nem todas as espécies exigem isso. Portanto, é importante revisar cada caso. As videiras, por exemplo, se beneficiam com a poda às vésperas da primavera.

7. Controle de pragas

É comum pensar que, por estarem dentro de casa, as plantas não ficam expostas a pragas. Porém, os meses de inverno favorecem o aparecimento de algumas, como ácaros, mosquitos de fungo, aranhas vermelhas, entre outras.

Não deixe de revisar esse aspecto. Se necessário, aplique inseticidas multiuso. No caso dos fungos, colocar bicarbonato de sódio diluído em água, tanto nas folhas quanto no solo, ajuda a combater a situação.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias